Lê Notícias - Arte & manhas- Arte & manhas | Esta coluna não pretende ser um obituário, mas infelizmente...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Arte & manhas | Esta coluna não pretende ser um obituário, mas infelizmente...

Por: Luís Bogo
17/05/2024 14:39
Tamanho da fonte: A A
Reprodução O jornalista Antero Greco na bancada do programa Sportscenter, da ESPN
O jornalista Antero Greco na bancada do programa Sportscenter, da ESPN

Tivemos mais uma semana repleta de más notícias. Além da situação caótica no Rio Grande do Sul, com o número de vítimas fatais aumentando de hora em hora, no Brasil o mundo do futebol precisou lidar com o desaparecimento de três figuras proeminentes no jornalismo esportivo. No mesmo dia, o jornalista Antero Greco (ESPN), o narrador Silvio Luiz de Oliveira (TV Record), e o comentarista de rádio Washington Rodrigues, que também foi técnico do Flamengo e ficou conhecido como "Apolinho".

Antes de se tornar narrador, Silvio Luiz foi juiz de futebol, portanto conhecia bem o ambiente futebolístico e seus labirintos muito antes de assumir o microfone. Com um estilo de narração bem popular, acabou por cunhar diversas expressões que ficaram marcadas nas memórias dos torcedores, a exemplo de "de olho no lance", para ressaltar uma jogada de perigo; "pelas barbas do profeta", narrando uma jogada bisonha, um erro ridículo de algum jogador; "mandar no meio do pagode", quando o jogador ia cruzar para o meio da área adversária". Também não gritava gol, apenas repetia: "foi, foi, foi, foi ele... o craque da camisa número 10!"

Por sua vez, Antero Greco começou sua carreira como revisor no jornal "O Estado de São Paulo". Depois disso percorreu, sempre com brilhantismo, as redações dos principais jornais de São Paulo até receber o convite de José Trajano, em 1994, para fazer parte da equipe da ESPN, que acabara de se instalar no Brasil.

Foi na televisão que se fez conhecido pelo grande público, graças principalmente pela parceria com o apresentador e narrador Paulo Soares, mais conhecido como "Amigão", com quem compartilhava a bancada do programa "Sportscenter". A dupla comandava o programa em clima descontraído e os comentários de Antero, mesmo os mais maliciosos, eram fruto de uma cabeça muito pensante, de raciocínio rápido, lembrando sempre que o humor é um dos principais sinais de inteligência.

Assim, a seguir citamos alguns diálogos protagonizados por Antero durante o programa:

1) São Paulo tenta a contratação de jogador argentino - 2016

Paulo Soares - O São Paulo está perto de acordo com o atacante argentino Milton Caraglio, de ... Vai ser difícil, né?

Antero Greco - Bom, mas você não precisava encher a boca também para falar o nome dele, agora se vira.

2) Copa do Mundo de Rugbi - 2013

Repórter Antonio Martoni - Mas a grande disputa vai ser do camisa 8 da Nova Zelândia contra o camisa 8 da França, o Louis Picamoles. Esse é o jogador que pode fazer a diferença. É um baita jogador.

Antero Greco - É francês? Então ele come muita brochete... é espetinho com baguete.

3) Eliminatórias Asiáticas de futebol - 2015

Paulo Soares - A maior goleada do dia ficou por conta da China, que enfiou no Butão nada mais, nada menos do que 12 a 0... Que foi? Pobre Butão.

Antero Greco - Eu fiquei até tonto. Quanto foi o jogo? Acabou com o Butão...

O fato é que a semana terminou encharcada de tristeza. Agora, nos resta secar algumas lágrimas e torcer para que as torneiras do céu sejam fechadas e que a estiagem chegue depressa ao sul do país. Lá, no Rio Grande do Sul, temos bem mais do que três famílias enlutadas. Na verdade, o Brasil inteiro está de luto, em solidariedade ao povo gaúcho.


Alesc - Fevereiro 2025
Prefeitura de Chapecó - PI 2284
Governo do Estado - PI 86221
Prefeitura de São José - PI 14162
Celesc - PI 14160
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro