Close Menu

Busque por Palavra Chave

Os deputados necessários; Os parlamentares inúteis; A qualidade eleitoral; Voto inútil; SC precisa melhorar as escolhas; O eleitor agora é outro; Manutenção e renovação para cima

Por: Marcos Schettini
15/08/2022 09:00 - Atualizado em 15/08/2022 09:56
Tamanho da fonte: A A
Divulgação/Lê Notícias

Novos e necessários

Camilo Martins, presidente do Podemos de SC, vai entrar triunfantemente na Alesc no ano que vem. Tem postura, altivez e preocupações. Ao lado dele, Pepê Collaço e Caio Tokarski, de Tubarão, um para a Alesc e outro para a Câmara, vão viver alturas. André Motta, Gigante Buligon e Edson Piriquito, todos pelo Republicanos, são o que há de renovador. José Claudio Caramori chega com firmeza pelo grupo que empurra sua liderança. Rodrigo Minotto é visivelmente prudente e assinante da Educação como um todo. Cesar Valduga tem um forte trabalho social e busca seu retorno. Juliano Campos amadurece e testifica sua velocidade na ida para a Assembleia Legislativa e tem tudo para estar nas primeiras filas. Fernando Krelling é o que mostra sua juventude e valor político para Joinville. Ao lado dele, tão necessário quanto, com juventude e fidelidade de amor à Terra da Princesa, Rodrigo Fachini. Não tem apenas valor humano e coerência, é a promessa de um excelente mandato. Durante a eleição, o Satélite vai falar agora de cada um dos nomes em disputa. E contribuir com o eleitor a fazer a melhor escolha.


PAIS

Ontem, para quem tem seu pai presente, os candidatos deram uma trégua. Ficaram dois dias fora de combate para dar atenção àquele. Voltados à guerra, hoje começa o vale tudo. Isso quer dizer que, agora, ninguém vai ter paz.


LEVE

Jorge Boeira tem tido uma postura serena dentro do jogo eleitoral. Fala com certezas, diz o necessário em poucas palavras, mostra-se sabedor das intenções de edificação. Não tem índice de pesquisas, mas é de um respeito inigualável.



VALENTE

Continuidade do caráter do pai, Jorge Bornhausen é um todo dentro de tudo. Quem convive, sabe das suas observações e capacidade de entender. Paulinho tem ao lado o que há de melhor. E nem precisa falar muito. Apenas por tê-lo ao lado, já diz.


FALTA

Paulo Bauer faz muita falta na vida pública. O ex-senador é aquela qualidade parlamentar necessária para o melhor debate. Não tem sentido que ele e Mauro Mariani estejam fora onde são tão importantes. É o MDB e PSDB mais pobres.


ENTÃO

Se os partidos perdem qualidade quando não tem seus melhores à frente, isso quer dizer que a sociedade fragiliza-se em seu todo. Estão vindo por aí qualidades importantes. Mas não se pode subtrair neste terreno. Quanto mais bons, alto se firma.


ELA

A presença de Geovania de Sá no Congresso, muito ilumina. Tentaram fulminar com sua liderança inventando mentiras sobre sua personalidade e altivez. Mulher com características, o PSDB tem em sua porção a marca da feminilidade. SC só ganha com ela.


MAIS

Ricardo Guidi e Darci de Matos pelo PSD, Carlinhos Chiodini pelo MDB e Rodrigo Coelho pelo Podemos, são funcionais. Têm espírito público e interesse em edificar SC em belezas de força e cidadania. Merecem retornar em 2023 pelo bem do Estado.


ZERO

Pedro Uczai há anos perdeu seu interesse pelo Estado. Faz política de manutenção do seu mandato e não tem absolutamente nada que tenha construído em favor de SC durante seus mandatos. Se Lula da Silva voltar, é sua salvação política.


MARCA

Claudio Vignatti vai para federal e tem o que mostrar do seu passado. Foi líder de grandes comissões no Congresso, inclusive do Orçamento, e trouxe a universidade federal para SC e instalou-a em Chapecó, enriquecendo a região Norte do RS e Sul do PR. Precisa voltar.


MOSTRAS

Leandro Sorgatto e Cleiton Fossá, a federal e estadual pelo MDB, vigorizam-se. São sangue novo, marcas boas e merecedoras de irem para Brasília e Alesc. Chapecó se fortalece com eles e ganha representatividade real. São dois grandes quadros.


ELA

Caroline De Toni começou a se tornar uma parlamentar. Deveria falar menos da esquerda e muito mais de seu trabalho. Parar de tagarelas no Instagram e construir o futuro. Sua liderança começa a fazer frutos de necessidade.


TOTAL

Altair Silva fez e realiza um excelente trabalho no campo. Como secretário da Agricultura, plantou forte seu valor político com responsabilidades. Seu retorno é tão necessário quanto molhar o milharal. O deputado estadual do Progressistas é a melhor espiga do agro.



ÓTIMO

Neodi Saretta é o exemplo vivo de um parlamentar discreto e muito, muito mesmo, trabalhador. É significativo e Concórdia tem o que há de melhor em honestidade e respeito. A Alesc precisa dele, mas Santa Catarina muito mais.


CAMPEÃ

Difícil ver Chapecó e SC sem o mandato de Luciane Carminatti. A deputada é viva e plena em tudo o que realiza. Faz um mandato de ouro e vai retornar com força em 2023. Preocupadíssima com a Educação e a Saúde, fez brilhar o Parlamento.


MELHOR

Luiz Fernando Vampiro chega alto em 2023 na busca por Brasília. O deputado estadual busca com inteligência sua ida, justamente pelo trabalho que realizou à frente da Secretaria de Estado da Educação. É uma grande promessa do futuro para SC.


SOCORRO

Daniel Freitas é o campeão da vadiagem. Péssimo parlamentar, totalmente apático e desrespeitoso com o Parlamento, só foi para Brasília em 2018 como todo o erro patético daquela eleição. Vai levar o Troféu Inútil como o pior deputado federal que se tem notícia.


IGUAL

Fábio Schiochet é tão inútil que, por não estar neste mundo, é difícil lembrar de sua existência. Só vai a Brasília passear. Duvida-se qual prefeito, liderança ou morador de Jaraguá do Sul, onde ele mora, tenha algo a falar sobre seu mandato. É concorrente direto de Daniel Freitas.



Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro