Close Menu

Busque por Palavra Chave

Paulinha olha 2026; Carlos Humberto só observa; Juliana Pavan avança nas discussões; Indaial por ela mesma; Os movimentos do MDB

Por: Marcos Schettini
13/03/2024 09:43
Tamanho da fonte: A A
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Os movimentos do MDB em SC

Carlinhos Chiodini está focado no jogo sucessório em Itajaí, com a participação do seu nome na disputa da capital das exportações de SC, mas não abandona os nomes com potencial político para garantir o maior número de prefeitos, já fazendo piso pela busca do processo eleitoral estadual. O MDB tem grandes responsabilidades políticas, sem se afastar do governo federal e estadual, se organizando e orientando dentro da lógica política de interesse. Os nomes da sigla, com fartura eleitoral, meio que se desmotivaram após o ringue de 2018 em que ficaram fora do 2º turno justamente após grandes vitórias impostas pela liderança de LHS. Daí em diante, os movimentos ficaram mais distantes e preocupados. As duas eleições, inclusive de 2022, assustaram todos os partidos porque o efeito nefasto e idiota do bolsonarismo, decapitou lideranças e enfraqueceu vários partidos. Hoje, mais que necessário, o partido das Diretas Já precisa recuperar seu fôlego e dar direção às disputas. A sigla tem em Chiodini uma esperança grandiosa na conquista pela prefeitura da gloriosa cidade de Itajaí. Se isso acontecer, todo o quadro muda em vários sentidos. Onde o 15 aparece como projeto político, se quiser, o partido conquista. E bem.


AMAZONA

Ana Paula da Silva, com o controle do Podemos sob sua orientação, ganha altura política e afinação do seu projeto 2026. Ela, olhando uma majoritária, vai utilizar a força feminina que tem para construir o partido que Camilo Martins cansou.


ENTÃO

Depois da ida de Eduardo Freccia do Podemos para o PL, justamente base do deputado estadual Camilo Martins, então presidente do partido, sua permanência ficou insustentável dentro do processo.


CERTÍSSIMO

Eduardo Freccia olhou o hospital municipal de Palhoça para motivar sua troca partidária. Foi para o PL nestas condições e, por isso, leva Camilo Martins para o mesmo caminho. Fechou com Little Jorge porque é a porta para seu projeto.



ERRO

Fabrício de Oliveira pisa no pescoço de Carlos Humberto por ciúme infantil e negócios, muitos deles. Não está preocupado com BC, mas nos cofres de seus interesses. Por isso, cospe no prato do atual deputado estadual e líder do governo na Casa.


INGRATIDÃO

Carlão Humberto está tranquilo, levando em silêncio os desaforos que tem recebido, inclusive com a coparticipação de Little Jorge que, na condição de Líder do Governo, deveria ter tido mais respeito. Ele aguarda o desfecho geral.


RUMOS

Com Juliana Pavan viabilizando sua candidatura em BC, passa a alinhavar com um coletivo de lideranças, inclusive o pai de Carlos Humberto. Se o deputado não conseguir o jogo em BC, empurra seu DNA superior para compor com a filha de Leonel Pavan.


ELE

Claudir Maciel foi prestigiar a filiação da dupla Pavan e também levou um coletivo a seu favor. Três metros de simpatia, o vereador também olha a majoritária de outubro. Tem apoio de um setor identificado e começa a desenhar sua ida.



EDIFICANDO

Roger Knipers foi no evento de aniversário e lançamento de Carlinhos Chiodini na pré-candidatura em Itajaí e voltou motivado. Teve conversa com Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, e apoio do deputado Vaidir Cobalchini na disputa em Indaial.


AMANHÃ

A eleição em Indaial coloca o prefeito André Moser em uma situação muito difícil. Ele apoia, mesmo que de modo disfarçado, a patética candidatura de Laércio Schuster que não possui identidade nenhuma com o povo. O prefeito se arrependeu.


CARÁTER

André Moser foi reeleito em Indaial, tem um mandato respeitado por seu povo, é atencioso e um rapaz de demonstrada simplicidade. Está arrependido porque foi obrigado a engolir Laércio Schuster como seu candidato a prefeito pelo PL.


ENTENDIMENTO

O MDB sempre teve força em Indaial e Roger Knipers busca ampliar sua força política para buscar o processo eleitoral em outubro. Devido à plena rejeição de Laércio Schuster, o ulyssista já vê como possível um entendimento com membros da administração atual.


ENTÃO

Alexandre Souza, vice-prefeito de Biguaçu, reuniu o Podemos ontem à noite em um movimento político de apoio à reeleição de Salmir da Silva, seu parceiro da chapa vencedora em 2020. O debate e os acertos agora ganham apoio de Ana Paula da Silva.



Semasa Itajaí
São José - Maio
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro