A gloriosa luta do advogado para ser desembargador
O rito para garantir a vaga no TJSC, começa, definitivamente, na próxima segunda-feira. O presidente da OAB de SC lança o edital com as regras da disputa que, pelas manifestações escutadas, vai ser definida em final de outubro. Juliano Mandelli tem feito tudo às claras, levando com a seriedade merecida, os procedimentos que serão necessários para garantir a isonomia e transparência do processo. Por trás desta guerra eleitoral, nos moldes de uma eleição para deputado estadual, vai valer muito do que cada postulante vai apresentar. O 5º Constitucional é um espaço garantido pela lei que dá o direito de um membro da Ordem dos Advogados do Brasil, da unidade de SC, eleger um dos seus quase 53 mil profissionais. A importância de ter um desembargador que sente as agonias e dificuldades, que vive na carne a dor e o sofrimento do seu paciente, é tão importante quanto lavrar um processo. É preciso escolher quem é do meio, um profissional de escritório, com seu suor escorrendo pelo rosto. Aquele que vive as terríveis incertezas do cliente e faz da sua profissão um capricho sacerdotal. Todos merecem ser desembargador, mas é preciso ter o rosto dos profissionais que lutam nos tribunas, que enfrentam as pressões da sustentação em frente a um magistrado com altura e conhecimento. O próximo desembargador deve ter o rosto da sua categoria, com calos que a caneta marca nas mãos e na orelha. Que tem a cara da sua classe, cacoetes da categoria e preparo intelectual. É nos tribunais que o destino de pessoas são decididas e que, como advogado alçado àquele egrégio, sabe exatamente como ser justo e honesto com quem merece e consigo mesmo.
EDITAL
Começa na próxima segunda-feira, com a exposição das regras pela busca do 5º Constitucional, a corrida para conquistar a nobre vaga de desembargador do TJ. É a OAB com assento no Judiciário.
TRANSPARÊNCIA
O advogado, mais engajado, sabe quem é quem nesta disputa. Aqueles que não têm acesso às informações, serão esclarecidos para que possa, no seu julgamento, votar em quem, de fato, o representa.
REPRESENTAÇÃO
É aquela do meio, com a identidade que marca suas agonias e desafios profissionais. A maioria, diga-se esmagadora da classe advocatícia, são de origem modesta e, agora, pode votar em quem tem seu rosto.
ROSTO
É aquele advogado que vem do berço dificultoso. São profissionais que conseguiram garantir a profissão com o suor, dor e ranger de dentes. Saindo cedo de casa para trabalhar e, depois, ir para a faculdade.
DUREZA
Com uma moto simples, um carro popular ou de ônibus, van e carona, todos os dias indo para a faculdade ganhar conhecimento e voltar para casa. Muitos, chegando perto da meia-noite, assim por anos.
TROFÉU
Ao receber a carteira da OAB, o advogado começa uma vida desafiadora para garantir a subsistência diária, aluguel, custos mensais e dar a atenção merecida ao seu cliente. Aquele que chega carregado de problemas.
PESO
O preparo psíquico do advogado, muitas vezes cheio de problemas pessoais de inicio de carreira, é escutar o cliente que chega carregado de dúvidas, dor, indignação e sofrimento de injustiças.
ALÍVIO
O advogado, não nominando sexo, mas evidenciando a profissão, é o herói. O paciente, movido a tudo, quer soluções e, dentro do que busca, que sejam imediatas. O mundo no Judiciário, é outro.
PRESSA
Para manter seu paciente dominante dos passos processuais, o advogado precisa estar em alerta total. O cliente liga, vai ao escritório munido de pressa e documentos e quer ganhar a causa. Ontem.
PACIÊNCIA
O cliente, suando frio, querendo resolver tudo ontem, quer comemorar hoje. Mas, a realidade nos Tribunais, seja em que instância tramitar, leva tempo. A paciência, de ambos, é gritante.
JUDICIÁRIO
É o mundo que o cliente não domina. Às vezes, o profissional. Distante das possíveis acelerações e maneiras de fazer o processo acelerar, o advogado precisa saber onde é a maçaneta certa.
PORTAS
Bater e ser atendido, seja no MP ou Judiciário, faz do advogado um profissional promissor. É sua luta, a um custo duro de estudos do processo, fazer a ação ganhar velocidade e firmeza de argumento.
HERÓI
Não há caminho mais doloroso para o cliente, ver sua causa ruir. Para o advogado, o cliente tem que contar tudo. É ele que lhe dá voz e vez. Que o recebe com seus fardos e sai aliviado do escritório.
VEZ
O cliente, muitas vezes sem conhecimento, vê no advogado a vez que, exatamente por buscá-lo, adquirir a voz que sufoca sua existência. Agoniado, doa suas agonias ao profissional que vai defender sua felicidade.
VOZ
O advogado, assim como seu cliente, quer vencer a ação. Está munido de argumentos, verdadeiros diga-se, para ganhar a ação. O cliente entra no escritório se arrastando, e sai de pé, confiante.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro