Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeitos de Santa Catarina assinam protocolo de intenção da Coronavac no Instituto Butantan

Patrick Bertholdo/Fecam Protocolo do evento foi realizado pelo catarinense e secretário de Estado do Turismo de SP, Vinicius Lummertz Protocolo do evento foi realizado pelo catarinense e secretário de Estado do Turismo de SP, Vinicius Lummertz

Ao assinar o protocolo de intenções para levar a vacina Coronavac, do Instituto Butantan de São Paulo, para as cidades de Santa Catarina, o presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss, anunciou que vai agendar uma reunião com o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, nos próximos dias para que haja um posicionamento formal sobre esse protocolo. O interesse do municipalismo é incluir a Coronavac no plano estadual de vacinação. Uma comitiva de prefeitos, prefeitas e técnicos da Fecam acompanhou o ato que formalizou o protocolo de intenção para o acesso à vacina, assinado também pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

”É um dia histórico para Santa Catarina e para o Brasil porque os prefeitos e prefeitas catarinenses e a Fecam passaram ao papel de protagonistas de um movimento que agora é nacional em favor de uma vacina que será produzida pelo Butantan, uma instituição de 120 anos, referência em ciência no Brasil e no mundo”, afirmou o catarinense Vinícius Lummertz, atual secretário de Turismo do estado de São Paulo e que intermediou as negociações entre a Fecam e o Butantan. Prefeitos e entidades de outros Estados, como o Paraná e o Rio Grande do Sul, também participaram do evento realizado ao ar livre no Instituto Butantan na quinta-feira (10) à tarde.

O presidente da Fecam afirmou que a presença dos prefeitos e prefeitas “reforça a iniciativa que estamos tomando, que não é um sentimento partidário mas de coletividade, amparada em dados científicos”. Weiss afirmou que “se a solução está aqui no nosso país, por que não valorizar o que está aqui? Brasileiros estão morrendo, ficando doentes, em difícil situação financeira, e nós precisamos assumir nossas responsabilidades. Agradeço ao Vinícius Lummertz por ter feito essa ponte com o governador João Doria e o Instituto Butantan”, destacou o presidente da Fecam.

Os prefeitos e prefeitas tiveram como anfitrião o prefeito de Campos do Jordão (SP), Frederico Guidoni, que será próximo presidente da Federação dos Municípios do seu estado. O consultor de Saúde da Fecam, Jailson Lima, foi o primeiro a falar e foi direto: “Se é do Butantan eu acredito”, frase que marca a história da instituição que produz 75% das vacinas do Brasil e 10% do mundo. “É inacreditável que não se queira ver o que se faz aqui, neste Instituto, que é referência internacional, enquanto o Governo Federal altera diariamente suas decisões e o Governo do Estado não tem um plano definido sobre as vacinas, por isso a FECAM assumiu o protagonismo”.

O secretário Vinícius Lummertz disse ainda que “as coisas chegam no limite quando os prefeitos precisam tomar providências. O mundo não anda sem essa vacina. A nossa vida está em jogo. A nossa liberdade está em jogo. Mas hoje, com essa assinatura, é um dia de esperança”.

Falando sobre a luta dos brasileiros contra a pandemia, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, lembrou que “essa batalha se trava nos municípios e não nos gabinetes de Brasília. Precisamos explicar ao general que temos agora uma arma que pode colocar esse inimigo em xeque-mate e, essa arma, está sendo produzida a uma centena de metros de onde estamos. Mas o general não quer a arma porque ela é chinesa. Existe argumento menos inteligente e infeliz que esse? O Butantan pertence ao partido da Saúde e da defesa da vida, são 120 anos de atestado de competência. Os prefeitos aqui presentes estão dizendo sim a essa arma, que aqui será produzida e depois distribuída para controlar a pandemia”.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro