Close Menu

Busque por Palavra Chave

Professor universitário de Xaxim lança obra sobre educação durante a pandemia

Por: LÊ NOTÍCIAS
11/01/2021 11:07
Arquivo Pessoal Anderson Tedesco é um dos organizadores do livro, que dialoga com o momento de desafios que a pandemia impõe Anderson Tedesco é um dos organizadores do livro, que dialoga com o momento de desafios que a pandemia impõe

Por Vitória Schettini

A pandemia de Covid-19 marcou o ano de 2020, trazendo mudanças para a vida de todos. Não somente no que concerne à saúde e economia dos países, mas também na educação. Milhões de estudantes, pelo Brasil e pelo mundo, tiveram de migrar para o sistema remoto, adaptando-se com uso o da internet e tecnologia.

Buscando responder a esses questionamentos, trazidos por esse momento que a humanidade ainda vive, o professor universitário, de Xaxim, Anderson Luiz Tedesco, escreveu um livro intitulado "Educação em Tempos de Covid-19: desafios e possibilidades", que foi recentemente lançado.

A obra, que é um projeto de escrita, teve a participação do professor doutor, Tiago Eurico de Lacerda, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Além disso, foi aceita para publicação na Editora Bagai de forma impressa e tem acesso on-line gratuito, através do link https://editorabagai.com.br/livraria/.

O LIVRO

Segundo Anderson, o livro decorreu de seu projeto de pós-doutorado, Bioética e Bem viver: desafios e perspectivas para uma educação decolonial na América Latina”, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), que inclui atividades de organização de obras e publicação de artigos.

"Nos mais de 30 capítulos, o objetivo é dialogar sobre os novos desafios e possibilidades da práxis educativa e do uso das tecnologias na educação básica e no ensino superior, dada às condições implementadas na modalidade remota de ensino”, salienta o professor.

Tedesco ainda cita narrativas do filósofo Walter Benjamin, “tais narrativas se caracterizavam como histórias de marinheiros e histórias de camponeses, as primeiras histórias tratavam de feitos bizarros, grandiosos, misteriosos, quase inacreditáveis, ocorridos em lugares longínquos, sempre distantes de nós. Já as histórias de camponeses, ocorriam como fatos próximos, familiares, dos nossos cotidianos. Tais tipos de narrativas nos aproximam da problemática construída nos diversos capítulos da obra, porque os autores assumiram a condição de camponeses para refletir em suas narrativas as histórias de marinheiros. Nelas, os autores se propõem pensar a respeito dos aspectos humanos e sociais de realidades diferentes do Brasil e de outros países, e a perspectivar que tipo de sociedade desejamos ou teremos após essa pandemia de Covid-19, preocupados com os mais profundos aspectos da dimensão humana e do viver ético no tempo presente”, finaliza.


Obra tem mais de 30 capítulos e foi publicada pela Editora Bagai (Foto: Arquivo Pessoal)

FORMAÇÃO

Anderson Luiz Tedesco reside em Xaxim, é casado com Pâmela e pai da pequena Ana Bella. É doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), professor e pesquisador da Unochapecó e do Colégio La Salle, de Xanxerê.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro