Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeitura de Jaraguá do Sul faz balanço dos efeitos da pandemia na cidade

Por: LÊ NOTÍCIAS
23/02/2021 10:08
Prefeitura de Jaraguá do Sul Em live, autoridades atualizaram números da pandemia, de unidades de saúde e hospitais Em live, autoridades atualizaram números da pandemia, de unidades de saúde e hospitais

Na noite desta segunda-feira (22), nas redes sociais da Prefeitura de Jaraguá do Sul foi realizado mais um Plantão Coronavírus. A live, transmitida simultaneamente também nos canais de comunicação de diversos veículos de imprensa, trouxe informações sobre a pandemia no município, com a atualização dos números e a situação dos atendimentos nas unidades de saúde e hospitais da cidade.

Emanuela Wolf, presidente do Comitê de Combate ao Coronavírus, comandou a transmissão que teve a presença do presidente da associação médica, Dr. Rodrigo Ferreira e do Comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, Coronel Márcio Leandro Reisdorfer.

O objetivo deste tipo de encontro virtual é esclarecer dúvidas da população e imprensa e informar, de modo transparente e objetivo, como está o avanço da pandemia e o que está sendo feito pelo Poder Público Municipal. A taxa de ocupação dos leitos de enfermaria e UTI é a principal preocupação neste momento. Dos 76 leitos de enfermaria adulto destinados ao tratamento de Covid nos hospitais, 72 estão ocupados, equivalente a 95% do total. Este número chegou a 100% no fim de semana. Já nos 34 leitos de UTI adulto, a ocupação é de 88%.

“Essa situação, em uma pandemia que já dura quase um ano, trouxe muito desgaste para todos, principalmente aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente, mas também das equipes que estão na retaguarda”, afirmou Emanuela Wolf. Dr. Rodrigo Ferreira também frisou a preocupação com os números. “As pessoas relaxaram e a pandemia avançou. O resultado está aí. Aumento de infectados e internações, mas temos que buscar soluções”, disse ele, ressaltando que o foco agora é atender da melhor forma possível quem precisar de atendimentos. “Até agora não precisamos transferir nenhum paciente para outras regiões, estamos conseguindo manter aqui, mas se continuar assim, o sistema pode colapsar. Não queremos isso”, alertou.

O presidente da Associação Médica, mais uma vez, pediu a colaboração das pessoas. “Não é hora e aglomerar, de fazer festas, vamos ter consciência coletiva para que possamos diminuir esses números”. Emanuela Wolf e Rodrigo Ferreira esclareceram que ainda não há doses de vacina suficientes para toda a população, por isso, a necessidade de redobrar os cuidados.

“Estamos com 22 unidades de saúde prontas para vacinar, só aguardamos a chegada das doses, ainda não conseguimos finalizar nem a vacinação dos profissionais de saúde ainda”, informou Ferreira. O Comandante do 14º Batalhão, Coronel Márcio Leandro Reisdorfer, enfatizou a atuação da Polícia Militar na fiscalização das medidas sanitárias em vigor. Alertou que a PM está atenta e atuando quando necessário. “Percebemos muitas festas clandestinas em Jaraguá do Sul, pedimos a colaboração para que isso não ocorra.

O 190 da Polícia Militar está à disposição para denúncias”. Quanto aos comentários que surgiram no final de semana em redes sociais de que Jaraguá do Sul estaria estudando o fechamento do comércio, a presidente do Comitê de Combate ao Coronavírus, esclareceu que isso não é verdade.

“No entanto, se a população não colaborar, e essas medidas não forem eficazes para frear os índices, novas ações serão tomadas”, alertou. “Mas, a intenção é manter bem alinhadas as ações de saúde e de economia”. Ao final da live, os participantes reforçaram os cuidados fundamentais para evitar o contágio e desacelerar os números: evitar sair de casa sem necessidade, evitar aglomerações, usar a máscara, álcool em gel e lavar as mãos com frequência, são ações simples que podem fazer uma grande diferença.

Nas últimas 48 horas, conforme o último boletim Covid-19 divulgado, foram confirmados 162 novos casos e 193 casos recuperados. 722 pacientes estão em tratamento. Nas últimas 48 horas foram confirmadas mais três mortes: um homem de 50, outro de 61 e uma mulher de 68 anos, todos com comorbidades, totalizando 124 mortes. Já foram vacinadas 2.817 pessoas com a primeira dose e 586 pessoas com duas doses da vacina. A Prefeitura aguarda a chegada de mais doses para continuar a vacinação


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro