Close Menu

Busque por Palavra Chave

Parceria entre Unochapecó e Chapecoense é reforçada e estará estampada no uniforme do Clube

Por: LÊ NOTÍCIAS
15/03/2021 10:05 - Atualizado em 15/03/2021 10:07
Unochapecó A ampliação da parceria entre a Unochapecó e a Chapecoense foi assinada nesta sexta-feira (12) A ampliação da parceria entre a Unochapecó e a Chapecoense foi assinada nesta sexta-feira (12)

Assim como a Associação Chapecoense de Futebol, a Unochapecó sente muito orgulho em levar e divulgar Chapecó em seu nome. A ligação entre as duas Instituições, tão representativas para a comunidade, sempre foi muito próxima, por isso podemos dizer que suas histórias se complementam e são motivo de alegria para o nosso povo.

"Nos orgulhamos muito de apoiar a arrancada para as séries nacionais, ainda em 2011, com a marca da Unochapecó estampada na camisa campeã. Sempre estivemos ligados à base, ajudamos na construção do projeto de Clube formador, no projeto do CT da Chapecoense, e mais recentemente apoiando as categorias de base com ações e captação de recursos para o Clube", relembra o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski.

Agora, essa parceria de muito tempo, ganha ainda mais força. Na sexta-feira (12), foi oficializada a ampliação da parceria entre a Unochapecó e a Chapecoense. Com a conquista recente do título da Série B do Campeonato Brasileiro pela equipe, em 2021 a Chape retorna para a elite do futebol do Brasil, e para a Unochapecó, é motivo de muita honra estar novamente no uniforme do Clube, além de poder auxiliar no desenvolvimento do time com uma série de ações realizadas em parceria que também beneficiam os estudantes com oportunidades de estágios e contato com a prática profissional.

"Nossa Instituição segue com importantes projetos que serão apresentados mais à frente para fortalecimento da Chapecoense e ajudando sua permanência na Série A. Vamos oferecer um espaço para treinamento, que a princípio estamos chamando de 'CT da Base da Chapecoense', que fará toda a diferença no futuro. Serão oferecidos uma série de serviços que estão disponíveis na Unochapecó, como: Clínicas Escolas de Fisioterapia, Medicina e Odontologia, ginásio, capacitações, apoio de vários profissionais e utilização de muitas outras estruturas, que são um grande diferencial da Universidade e que serão disponibilizados aos atletas", acrescenta o reitor.

O vice-presidente de Marketing da Chapecoense, João Carlos Stakonski, destaca que o reforço da parceria com a Unochapecó está sendo extremamente comemorado por todos do Clube, porque ela representa um grande passo, principalmente, na formação dos atletas.

“Mais do que isso, ela permite que o nosso Clube forme cidadãos. Sempre tivemos orgulho e gratidão por contar com o apoio de uma Universidade Comunitária, mas agora esse sentimento é ainda maior. Com esse novo contrato, que tem duração prevista de três anos, além de estarmos ainda mais próximos, poderemos contar com a assistência de profissionais da Unochapecó - principalmente na área da saúde - e teremos à nossa disposição campos com estrutura de primeira, que serão construídos pela Uno e poderão ser utilizados, até mesmo, em competições nacionais disputadas pelas nossas categorias de base. Temos certeza que as duas instituições colherão muitos frutos desta parceria".

ESPORTE E CIÊNCIA

De fato, o apoio e parceria entre a Chape e a Uno vai proporcionar muitos benefícios. São diversos serviços de qualidade que a Universidade já presta e que poderão ser utilizados pela equipe, além de ser um campo rico de pesquisa para estudantes e professores. Desta forma, todos ganham: a Unochapecó com a produção de ciência, e a Chapecoense com o resultados dos estudos, que poderão ser utilizados para melhoria do desempenho do Clube.

"Iremos aproximar nossos cursos com este importante local de estudos e que carece de profissionalização em vários aspectos. Hoje possuímos pesquisadores de mestrado e doutorado que poderão explorar as condições atuais e propor soluções e melhorias para a Chapecoense por meio de pesquisas e desenvolvimento científico. Nossos estudantes poderão estagiar em espaços importantes do Clube, servindo para uma melhor formação, e também sem onerar significativamente o Clube. Pensar na sustentabilidade da Chapecoense neste momento e daqui para a frente é fundamental", ressalta o reitor.

Claudio completa que a Universidade está cada vez mais próxima da Chape, que é uma Associação em um modelo muito próximo ao que é a Unochapecó. “Ou seja, uma Instituição que se preocupa em desenvolver nossa região, e esta parceria segue no caminho de nossa missão, ajudando esta importante organização esportiva, que é um patrimônio da nossa comunidade, repito, assim como nossa Unochapecó", completa o professor Claudio.

CAMPO DE ESTÁGIO E PESQUISA

Para se ter uma ideia da conexão entre a Unochapecó e a Chapecoense, a Universidade esteve envolvida nos últimos anos por meio de seus professores e estudantes de diferentes cursos, desenvolvendo estágios (obrigatórios e não-obrigatórios), Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e outras pesquisas com o Clube. Com o curso de Fisioterapia, além das atividades citadas, também destacam-se as parcerias para avaliações de alguns atletas com o uso da plataforma de força, participações da equipe de fisioterapeutas da Chape em eventos, palestras, práticas e outras atividades acadêmicas da Universidade.

No curso de Educação Física, os estudantes desenvolvem seus estágios na iniciação esportiva dentro da Chapecoense, e depois, em outro estágio, eles também podem realizar ações nas equipes de base de categorias maiores, tanto na parte de treinamento quanto de análise do desempenho esportivo. Outra oportunidade é a de ser estagiário auxiliar dos professores nas escolinhas, e também nas categorias de base, onde os acadêmicos trabalham na parte de preparação física, análise do desempenho e também como preparadores de goleiros.

Além das pesquisas, o curso da Psicologia da Unochapecó também realiza estágios nas categorias de base da Chape, focando em três eixos principais. O primeiro tem atuação na relação ‘jovens atletas e produção de cidadania’, e seu objetivo é criar espaços de diálogo que contribuam com o desenvolvimento dos então atletas enquanto cidadãos. O segundo eixo destaca as relações sócio-profissionais junto ao Clube, buscando fortalecer os vínculos, também como forma da Chapecoense se constituir como uma rede de apoio, especialmente para os que estão fora do ambiente familiar. O outro eixo está voltado para a saúde do trabalhador, com o objetivo de realizar discussões sobre saúde, a exemplo de quais aspectos físicos e mentais que contribuem para um bom rendimento, ou ao contrário, para o afastamento do trabalho.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro