Close Menu

Busque por Palavra Chave

Epagri/Ciram afirma que não há previsão de furacão em Santa Catarina

Por: LÊ NOTÍCIAS
01/04/2021 19:33
Epagri/Ciram Imagem da Epagri mostra total de chuva previsto para os dias entre 06 e 10 de abril Imagem da Epagri mostra total de chuva previsto para os dias entre 06 e 10 de abril

A Epagri/Ciram emitiu uma nota nesta quinta-feira (1°) para afirmar que não há previsão de furacão em Santa Catarina, após o fato ter sido cogitado e divulgado na imprensa. Conforme os meteorologistas Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues, um sistema de alta pressão estará predominando na costa Sul do Brasil, favorecendo a circulação marítima na faixa leste do Estado, provocando chuva mais persistente e totais mais elevados no litoral catarinense. O único registro de furacão no Brasil aconteceu no dia 28 de março de 2004. O furacão Catarina atingiu ventos de 180 km/h e foi classificado na categoria 3 na escala Saffir-Simpson. O fenômeno foi registrado em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Confira a nota na íntegra:

Sistemas típicos em SC na próxima semana

Estão sendo divulgadas na mídia notícias alarmistas e sensacionalistas sobre a possibilidade de formação de um Furacão no litoral Sul do Brasil na próxima semana. Os meteorologistas da Epagri/Ciram, sempre com RESPONSABILIDADE E ATENTOS a todos os sistemas meteorológicos que atuam em SC, afirmamos que NÃO HÁ PREVISÃO DE FURACÃO no momento.

Na próxima semana (dias 05 a 07/04), um sistema de alta pressão estará predominando na costa Sul do Brasil, favorecendo a circulação marítima (transporte de umidade do mar para o continente) na faixa leste do estado, provocando chuva mais persistente e totais mais elevados no Litoral, especialmente na Grande Florianópolis e Litoral Norte, onde o acumulado pode superar os 100mm. A partir do dia 08/04, um sistema de baixa pressão se forma no oceano, próximo ao litoral entre SP e RJ, com deslocamento para alto mar.

Ressalta-se que ambos os sistemas previstos para a próxima semana são característicos dessa época do ano e com atuação dentro da normalidade. Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários, na página da Epagri/Ciram e redes sociais. Procure sempre as informações em sites oficiais.

Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues – Meteorologistas (Epagri/Ciram)


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro