Close Menu

Busque por Palavra Chave

Transparência Criciúma

São José usa inovação tecnológica para agendamento da vacina contra Covid-19

Por: LÊ NOTÍCIAS
14/04/2021 10:58
Prefeitura de São José Ao se cadastrar no site, a pessoa recebe um QR-Code no celular que deve ser apresentado no momento da vacinação Ao se cadastrar no site, a pessoa recebe um QR-Code no celular que deve ser apresentado no momento da vacinação

São José está utilizando uma tecnologia pioneira no processo de vacinação contra Covid-19, sendo o primeiro município brasileiro a usar o Sistema Gestor de Vacinas. Para isso, a Prefeitura de São José criou um portal - www.saojosesc.com.br - para o agendamento online da vacinação. Trata-se de um projeto de coparticipação entre a Secretaria Municipal de Saúde e as empresas Saguaro Comunicação e Yeapps Desenvolvimento para que os cidadãos possam antecipar o cadastro, agilizando o atendimento oferecido pelas equipes nos locais de vacinação do município.

A secretária de Saúde, Sinara Simioni, afirma que o mecanismo traz mais praticidade para as equipes que atuam na ponta, proporcionando a redução do tempo de espera nas filas e a distribuição das doses de forma organizada aos pontos de vacinação. “Ao se cadastrar, a partir do momento que é autorizada a vacinação da faixa etária do cidadão, ele recebe um QR-Code no celular para apresentá-lo no momento da vacinação. Desta forma, ele é diretamente encaminhado para receber a vacina, o que agiliza muito todo o processo”, explica a secretária.

No site, o cadastro está liberado para todos, porém o QR-Code é enviado via Whatsapp, e-mail ou mensagem de texto somente para os idosos que fazem parte dos grupos prioritários conforme as etapas da vacinação avançam. A diretora da Vigilância Epidemiológica (VIEP), Katheri Maris Zamprogna, orienta que os idosos entre 60 e 64 anos antecipem o seu cadastro online para que, assim que esta faixa etária for liberada, o grupo possa se dirigir aos pontos de vacinação com o QR-Code, além da identidade e o comprovante de residência nominal.

“Esta é uma estratégia voltada para qualificar o processo de vacinação e distribuição das doses nos pontos de vacina da nossa rede”, destaca Katheri, ao lembrar que os idosos que não têm acesso à internet podem se dirigir às Unidades Básicas de Saúde e solicitar ajuda aos profissionais da Saúde que estão prontos para auxiliar a todos.

O cadastro online foi desenvolvido por meio de cooperação técnica entre a Prefeitura e a empresa Saguaro Comunicação, gestora da tecnologia pioneira. “Desde o início da ideia do Sistema Gestor de Vacinas até a execução do projeto final, foram muitas horas de desenvolvimento de nossas equipes. Todos os envolvidos da Saguaro e Yeapps estamos orgulhosos do resultado final e temos a certeza que esta solução pode auxiliar os municípios a otimizarem o processo de imunização da população”, assinala a administradora da empresa, Regina Pinho Campos.

O PROJETO

O Sistema Gestor de Vacinas nasceu da colaboração entre duas empresas da Grande Florianópolis, Saguaro Comunicação e Yeapps Desenvolvimento de Software, que fundiram suas tecnologias e uniram forças para atender às necessidades atuais de vacinação contra Covid-19.

A cooperação técnica com o Município de São José, que de forma inovadora iniciou o processo de informatização, busca trazer agilidade, inovação e comodidade para a população e seus respectivos grupos de atendimento que progressivamente estão sendo imunizados.

Neste contexto, o Gestor de Vacinas vem para agilizar a fila dos centros de vacinação e eliminar a utilização de papéis, reduzindo tempo de trabalho, recursos naturais e humanos.

PASSO A PASSO

- a Prefeitura abre as faixas de vacinação no site;

- a população se cadastra no site (www.saojosesc.com.br), informando os dados pessoais

- ao se cadastrar, o sistema faz a validação dos dados e separa os grupos por faixa etária

- Prefeitura envia uma notificação via whatsapp, e-mail ou mensagem de texto para a faixa etária autorizada para receber a vacina;

- pessoa se dirige a um ponto de vacinação com documento oficial com foto, comprovante de residência nominal ou cartão do centro de saúde em seu nome. No momento da vacinação deverá apresentar o QR Code para agilizar o processo;

- o profissional faz a validação do QR Code e emite a carteira de vacinação;

- quando chegar o momento da segunda dose, uma nova notificação será enviada e o mesmo processo será realizado até que toda a população seja imunizada.


Outras Notícias
Transparência Criciúma 2
Anúncio Radial 2
Palhoça Parques
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro