Close Menu

Busque por Palavra Chave

Unochapecó e Casan firmam compromisso de intercâmbio de conhecimentos

Por: LÊ NOTÍCIAS
15/04/2021 09:56 - Atualizado em 15/04/2021 09:57
Unochapecó Termo de Cooperação Técnica foi assinado pelo reitor da Unochapecó durante reunião remota Termo de Cooperação Técnica foi assinado pelo reitor da Unochapecó durante reunião remota

Com o objetivo de estimular o intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações técnico-científicas, a Unochapecó e a Casan firmaram um Termo de Cooperação Técnica. Em reunião realizada por videoconferência na última segunda-feira (12/04), as duas instituições celebraram o início formal de um convênio que pretende incentivar o desenvolvimento regional sustentável por meio de cursos, programas, projetos, pesquisas e eventos de interesse comum, como estágios e intercâmbios.

De acordo com o reitor, professor Claudio Alcides Jacoski, o convênio com a entidade é mais uma das ações de modernização da Unochapecó. “Nós acreditamos que o futuro das universidades será diferente daquela que a gente estudou e por isso, estamos desenhando uma nova instituição, que trabalha com a pesquisa desde o início da graduação, mas também com a Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx) junto ao campo de trabalho. Diante desse desafio, o apoio e parceria com as estatais, empresas públicas ou privadas, será importante para que possamos auxiliá-las na resolução dos problemas e dificuldades que surgem e, assim, preparar melhor nossos estudantes para o mercado de trabalho, desenvolvendo juntos soluções para a sociedade”, explica Jacoski.

Para a pró-reitora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação, professora Andrea Marocco, este convênio com a Casan é fundamental para que se possa promover efetivamente o desenvolvimento econômico sustentável. “A Unochapecó está buscando novas formas que aproximem ainda mais a Universidade e a comunidade, e muitas delas passam pelo trabalho realizado na extensão e na pesquisa. Hoje nós temos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em sete áreas, que nos traz perspectivas diferentes e promissoras para o desenvolvimento de conhecimento, pesquisas e novos produtos que tragam progresso e desenvolvimento para a sociedade”, reforça a pró-reitora.

Segundo a diretora-presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, há anos a Companhia e a Unochapecó mantêm parcerias e sintonia. “O compromisso firmado hoje torna essa relação mais direta e institucional, abre novos caminhos e oportunidades para a Universidade e certamente capacitará ainda mais a prestação dos serviços de saneamento no Oeste”, aponta Roberta.

O Termo de Cooperação representa um convênio geral, devendo cada projeto receber um Termo Aditivo específico. Professores da Unochapecó e funcionários da Casan já estão levantando projetos que podem ser desenvolvidos em parceria no Oeste. Entre os temas já levantados estão pesquisas sobre despejo suíno em mananciais, assoreamento de rios, estiagem e atividades de educação ambiental.

Participaram do ato remoto, também, a diretora de Educação Continuada e Extensão, professora Cleunice Zanella, a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, professora Vanessa da Silva Corralo, o diretor administrativo da Casan, Evandro Martins e a gerente da Universidade Corporativa Casan, Fabiane Tasca.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro