Close Menu

Busque por Palavra Chave

Xaxim adere ao Programa Cidade Empreendedora

Por: LÊ NOTÍCIAS
22/04/2021 09:32
Prefeitura de Xaxim Ações serão implementadas em Xaxim até dezembro de 2022 pela Administração Municipal e Sebrae/SC Ações serão implementadas em Xaxim até dezembro de 2022 pela Administração Municipal e Sebrae/SC

A Administração Municipal de Xaxim aderiu ao ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa busca dinamizar a economia, gerar renda, emprego, arrecadação e produtividade. As ações em prol do desenvolvimento territorial serão executadas até dezembro de 2022 pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC.

Para o prefeito, Chico Folle, a parceria com o Sebrae/SC resultará no fortalecimento e no aprimoramento dos negócios locais. “Proporcionaremos uma prestação de serviço de qualidade para que o setor empresarial aperfeiçoe sua gestão, amplie sua produtividade, gere mais emprego e renda no município. Além disso, incentivaremos a cultura do empreendedorismo e teremos um ambiente favorável aos negócios, sem contar que atrairemos novos investidores”, avalia.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Gelci Della Corte, o programa vai auxiliar na transformação local, através da implantação de políticas de desenvolvimento. “Vamos criar ações empreendedoras que trabalhará cinco pilares de ação: liderança, desburocratização, Sala do Empreendedor, compras públicas e educação empreendedora”, explica.

PILARES DA AÇÃO

Os pilares foram pensados para que o município organize e impulsione o seu ambiente de negócios. No pilar liderança o foco de aprimoramento são o prefeito, secretário e agente de desenvolvimento por estarem à frente da execução local do programa. Entre as ações previstas estão: pesquisa de imagem da prefeitura quanto ao empreendedorismo; acesso a plataforma com informações que sintetizam várias bases de dados sobre estatísticas relacionadas ao grau de desenvolvimento do município; oficinas e cursos de formação.

Na desburocratização serão realizadas consultorias para apoio na melhoria do processo de abertura, alteração e baixa de empresas, com revisão dos trabalhos realizados e construção de plano de ação para continuidade dos avanços necessários. Para Sala do Empreendedor estão previstas consultorias mensais, capacitações semestrais aos atendentes, apoio aos empresários locais com consultorias mensais nas áreas de gestão (finanças, planejamento, legislação, marketing, recursos humanos, vendas e qualidade) e pesquisas para observar aspectos referentes ao atendimento prestado.

O pilar compras públicas contempla acompanhamento para adequação dos processos licitatórios na legislação, fomento da agricultura familiar e capacitação aos compradores do poder público municipal. Também está previsto o evento Prefeitura Parceira do Empresário, que visa permitir que os empresários tenham condições de serem fornecedores do município.

Na educação empreendedora digital serão realizadas as soluções: trilha comportamentos empreendedores; game cidade dos brinquedos que aborda de maneira lúdica o plano de negócios; oficina empreendendo no mundo da imaginação para desenvolver as competências socioemocionais; game desafio social – cidade colaborativa; oficina superando barreiras com criatividade e curso meu dinheiro meu negócio.

Para os professores estão previstas as atividades de capacitação on-line para o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP); trilhas de formação com as temáticas de professor do futuro, comunicação em tempos difíceis, empreendedorismo e inovação, engajamento e criatividade em sala de aula; conteúdos on-line de educação empreendedora e seminário digital de educação empreendedora.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro