Close Menu

Busque por Palavra Chave

Alunos da rede estadual aprendem a produzir álcool em gel em Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
23/04/2021 11:12 - Atualizado em 23/04/2021 11:13
Divulgação/SED Aulas e atividades são realizadas no laboratório de química da EEB Professora Zitta Flach Aulas e atividades são realizadas no laboratório de química da EEB Professora Zitta Flach

Os estudantes da Escola de Educação Básica (EEB) Professora Zitta Flach, em Chapecó, receberam o desafio de produzir álcool 70% durante a aula. No laboratório de química do segundo ano do Ensino Médio, os professores Cleiton Anarolino da Silva, licenciado em Química, e Adriana Grando, licenciada em Biologia, propuseram a atividade para aproximar o cotidiano dos estudantes com o conteúdo curricular, além de conscientizá-los sobre os cuidados durante a pandemia.

Como preparação, foram realizadas aulas de diluição com produtos que são diariamente utilizados em casa, como sal, açúcar, óleo, água e álcool. Depois, os alunos foram contextualizados sobre a pandemia do coronavírus e as diversas formas de prevenção, entre elas o uso frequente de álcool 70% para higienização das mãos e de objetos.

Então, os alunos foram desafiados a calcular as proporções, pesar os reagentes e realizar misturas para chegar na formulação do álcool líquido e em gel e checar sua qualidade. A partir desta atividade, foram tratados os conteúdos de solubilidade, molaridade e também foi introduzido o conceito de concentração dentro da disciplina de Química.

Como os alunos demonstraram interesse e dedicação em cada etapa, o projeto será levado para outras disciplinas. O objetivo é que o assunto seja tratado com diversos enfoques: em Biologia, por exemplo, o estudo sobre o vírus; em Língua Portuguesa, a produção de cartilhas informativas; e em Geografia o contexto e localização espacial da pandemia.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro