Close Menu

Busque por Palavra Chave

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

Pesquisa com participação de professor da Unochapecó é publicada na Revista Science

Por: LÊ NOTÍCIAS
03/05/2021 10:03 - Atualizado em 03/05/2021 10:05
Unochapecó Artigo científico buscou avaliar a importância de uma vegetação ripária para a decomposição da serrapilheira em riachos Artigo científico buscou avaliar a importância de uma vegetação ripária para a decomposição da serrapilheira em riachos

Só quem se dedica à pesquisa sabe o quanto esta atividade demanda esforço e é cheia de desafios. Mas não tem nada mais gratificante do que ver esse conhecimento levado adiante. O professor do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unochapecó, Renan Rezende, teve um artigo científico, denominado ‘Latitude dictates plant diversity effects on instream decomposition’, publicado na Science Advances, revista de grande relevância internacional. A pesquisa foi realizada em conjunto com mais de 40 grupos de pesquisadores do mundo.

“É muito difícil ter um artigo aceito neste tipo de periódico científico, mas o processo mais interessante foi o de interação com mais de 40 equipes de pesquisa distribuídas por todo o mundo. O trabalho é apenas um dos vários exemplos da vocação dos Programas de Pós-Graduação da Unochapecó para a internacionalização. Neste sentido, o envolvimento de múltiplos cientistas distribuídos pelo mundo, associado a uma pergunta científica relevante, possibilitou a publicação em uma das revistas científicas mais importantes do mundo, pertencente ao grupo Science”, comenta o professor.

O objetivo do experimento foi avaliar a importância de uma vegetação ripária com diversas espécies de plantas para a decomposição da serapilheira em ecossistemas de riachos. Serapilheira, manta morta ou liteira é a camada formada pela deposição dos restos de plantas e acúmulo de material orgânico vivo que reveste superficialmente o substrato aquático.

Exemplos do objeto de estudo da pesquisa internacional (Foto: Unochapecó)

“Este fato está relacionado ao bom funcionamento dos riachos e pode ser importante para a segurança hídrica. Nossos resultados mostraram um maior efeito positivo da diversidade de plantas na vegetação ripária em riachos tropicais, comparado a riachos de latitudes mais altas. Ou seja, a diversidade de plantas na vegetação ripária é mais importante para nossos sistemas, comparados a áreas como América do Norte, Europa e Ásia. Assim, o estudo aponta os benefícios da preservação da diversidade de árvores em matas ripárias, principalmente nos trópicos”, explica Renan.

A decomposição de serapilheira é um processo crucial em ecossistemas de ripários e desempenha um papel importante no ciclo do carbono, principalmente entre a biosfera e a atmosfera, implicando em potenciais feedbacks no clima. “Ou seja, pode afetar questões como o aquecimento global, ou regimes de chuva e secas. Este estudo coordenado globalmente, lançado recentemente, é sem precedentes em seu escopo de estudo. Além disso, demonstra que a diversidade de plantas possui uma grande influência na decomposição da serapilheira, mostrando também que a alta diversidade funcional da serapilheira estimula a decomposição mais em latitudes baixas do que em climas mais frios”, acrescenta.

A Unochapecó vem contribuindo, há muitos anos, com a produção de conhecimentos através da pesquisa de iniciação científica e da pesquisa avançada desenvolvida em seus programas de mestrado e doutorado. Segundo a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Unochapecó, professora Vanessa Corrallo, a publicação de um artigo científico em revista internacional de elevado prestígio na comunidade acadêmica e com tema de relevância mundial representa o comprometimento do pesquisador e a consolidação da pesquisa realizada na Universidade.

“Além disso, a produção científica, por meio de redes de pesquisa nacionais e internacionais, é outro ponto importante a ser destacado, pois gera novas oportunidades de investigações, novos projetos e une diferentes pesquisadores de maneira interdisciplinar. Tenho certeza que isso impactará positivamente no conceito do Programa”, finaliza.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Câmara Floripa
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro