Close Menu

Busque por Palavra Chave

Seca avança no Oeste e Meio-Oeste catarinense e boletim alerta para uso racional de água

Por: LÊ NOTÍCIAS
07/05/2021 11:46
Secom Segundo o documento, 15 municípios estão em estado crítico frente à seca Segundo o documento, 15 municípios estão em estado crítico frente à seca

Dados do Boletim Hidrometeorológico Integrado do Estado mostram que, na última quinzena, Santa Catarina registrou expansão da área de estiagem principalmente no Oeste e Meio-Oeste. De acordo com o documento, divulgado nesta quinta-feira (06), pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), por meio da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema), 15 municípios estão em estado crítico frente à seca. No último relatório apresentado em abril, havia 11 cidades neste patamar.

Entre os municípios em estado crítico de abastecimento devido à estiagem estão: Abdon Batista; Águas Frias; Anchieta; Bom Jesus do Oeste; Chapecó; Concórdia; Coronel Martins; Descanso; Dionísio Cerqueira; Guaraciaba; Monte Carlo; Planalto Alegre; São Miguel da Boa Vista; São Miguel do Oeste e Zortéa.

Além disso, dos 283 municípios que encaminharam informações, 163 municípios estão em estado de normalidade; 97 de atenção, e oito em alerta.

“O agravamento da situação de estiagem acontece devido aos baixos volumes de precipitação nos últimos dois meses, principalmente no interior. E as perspectivas de chuva para os próximos meses indicam um período ainda mais seco no trimestre. Com a piora nos estados de criticidade, persiste a estiagem prolongada em Santa Catarina”, afirma o secretário da Sema, Leonardo Ferreira.

Diante da alta intensidade da seca hidrológica sobre o Estado, o comprometimento do abastecimento urbano em diversos municípios tende a se elevar. “Estamos seguindo, em parceria com as agências reguladoras, o acompanhamento junto às prestadoras de serviço de abastecimento urbano, para que as medidas de mitigação planejadas sejam efetivas, no sentido de reduzir os impactos da estiagem neste momento”, frisa o secretário, enfatizando a necessidade do uso racional e consciente por parte dos usuários de recursos hídricos e da população de modo geral em Santa Catarina.

O Boletim Hidrometeorológico Integrado é um estudo quinzenal, coordenado pela SDE, por meio da Sema, juntamente com a Defesa Civil de Santa Catarina, Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) e outras agências reguladoras do Estado.

RECOMENDAÇÕES

• Evite banhos demorados;
• Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes;
• Antes de lavar os pratos e panelas, limpe bem os restos de comida e jogue-os no lixo;
• Deixe a louça de molho na pia com água e detergente por uns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágue;
• Adote o hábito de usar a vassoura e não a mangueira para limpar a calçada e o quintal de sua casa;
• Não lave o carro durante a estiagem. Caso precise, use balde e pano para lavar o carro em vez de mangueira;
• Use regador para molhar as plantas no lugar de mangueira;
• Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total;
• No tanque, feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa;
• Mantenha a válvula de descarga regulada, e conserte imediatamente vazamentos


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro