O promotor de Justiça, Simão Baran Júnior, participou nesta quarta-feira (12), de sessão ordinária, na Câmara de Vereadores de Chapecó. A visita atendeu a um requerimento de autoria do vereador Andre Kovaleski (PL), que convidou o promotor para explanar sobre o tema: Segurança Pública em Chapecó e atuação conjunta dos Poderes Constituídos no âmbito Municipal.
Ao justificar o convite, o vereador explicou que o debate sobre segurança pública traz muita repercussão junto à sociedade. “Nossa missão é integrar diversos órgãos públicos constituídos, buscando a realização de programas compartilhados com benefícios e melhorias da qualidade de vida dos moradores”, explicou Kovaleski.
O promotor que atua na 14ª Promotoria Regional de Segurança Pública, disse que cada vez mais os municípios atuam nesta área e exemplificou o trabalho das guardas municipais. Mesmo assim, ele acredita que há necessidade de aumentar os horizontes. “A segurança pública é bastante complexa e muitos fatores devem ser levados em conta”, explica.
Baran Júnior, disse que alguns problemas acabam tendo relação com a segurança pública. “É necessário combater a evasão escolar, melhorar os índices de educação, diminuir uso de álcool e drogas e até incrementar a iluminação pública são fatores que podem reduzir consideravelmente os números da violência”, reiterou. Alguns questionamentos dos vereadores sobre segurança pública também foram respondidos pelo promotor, durante sua visita.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro