Close Menu

Busque por Palavra Chave

Mauro de Nadal faz balanço dos 100 dias à frente da Presidência da Alesc

Por: LÊ NOTÍCIAS
13/05/2021 18:58
Bruno Collaço/Agência AL Deputado Mauro de Nadal deu um panorama das ações realizadas nestes primeiros cem dias como presidente da Alesc Deputado Mauro de Nadal deu um panorama das ações realizadas nestes primeiros cem dias como presidente da Alesc

Eleito em 1º de fevereiro deste ano para a Presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o deputado Mauro de Nadal (MDB) fez um balanço dos 100 primeiros dias à frente da chefia do Poder Legislativo estadual. Para o presidente, a economia de recursos públicos na gestão do Parlamento, o aprimoramento da comunicação com o cidadão e as ações voltadas ao combate da pandemia da Covid-19 estão entre as principais ações.

Nadal destaca que, assim que assumiu a Presidência, Santa Catarina enfrentou o colapso nos leitos de UTI, em função da explosão do número de casos do coronavírus. De imediato, a Alesc doou R$ 20 milhões de seu orçamento para auxiliar o Executivo na abertura de leitos de UTI e de retaguarda.

“A Assembleia tem sido muito sensível a essas situações que exigem ações rápidas. Foi assim quando o estado enfrentou adversidades climáticas, como a estiagem no Oeste”, comentou. “No caso da Covid, conversamos com os demais parlamentares, que estão em todos os cantos de Santa Catarina e sabem das necessidades da população. Concluímos que era o momento da Assembleia participar financeiramente no enfrentamento da pandemia.”

O presidente também comentou sobre projetos de lei aprovados nesses 100 dias, voltados ao enfrentamento da pandemia, como as isenções de impostos para compra de vacinas da Covid e de oxigênio medicinal. “São ações que trazem benefícios para todos os catarinenses”, disse.

Economia
Nadal destacou a implantação na Assembleia do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que consiste na tramitação dos processos administrativos internos de forma digital, resultando em rapidez e economia de papel. O deputado garantiu que durante seu mandato na Presidência o foco está em ações voltadas a dar mais agilidade aos trabalhos e, ao mesmo tempo, proporcionar economia de recursos públicos.

“O cidadão quer que o político dê resultado, e gestão faz parte da vida pública, principalmente do político. Precisamos dar uma resposta a esse cidadão”, considerou. “Temos que fazer com esse recurso que é fruto do imposto pago pelo catarinense possa ser revertido ao catarinense através de serviços, de oportunidades. Tudo aquilo que economizarmos na Assembleia será revertido para o catarinense.”

Observatório da Mulher
Outra ação destacada pelo presidente foi a implantação do Observatório Estadual da Violência contra a Mulher, em março. Nadal comentou que foi procurado pelas integrantes da Bancada Feminina da Alesc, que explicaram a importância da ação no combate à violência contra a mulher.

“Precisamos de números exatos sobre essa questão. Com essas informações, é possível fazer um trabalho mais preciso, com resultados pontuais. O observatório era o projeto que faltava a Santa Catarina para ter dados importantes e trabalhar políticas que deem resultados positivos”, afirmou.

Comunicação
O presidente da Alesc também tratou das ações para dinamizar a comunicação do Parlamento com a população catarinense. A TVAL, por exemplo, tem ampliado a sua participação das redes sociais, com programas mais dinâmicos, voltados a atingir todos os públicos.

“Modernização é palavra de ordem para todos nós”, disse. “Nossa dinâmica é adequar todas as ferramentas de comunicação a linguagens que cheguem a todos os catarinenses. Informação em tempo real e também resumida e sucinta sobre o trabalho dos parlamentares.”

Responsabilidade
Nadal comentou sobre o fato de ser o primeiro representante do Extremo Oeste estadual a ser presidente da Assembleia. Ele relembrou que ao assumir o cargo foi recebido em sua base eleitoral, o município de Cunha Porã, com uma carreata na presença de lideranças de vários municípios.

“Foi um misto de felicidade e responsabilidade. Quero dividir essa felicidade com todos, mas a responsabilidade é minha, porque me preparei para ser presidente e tenho que dar o máximo de mim para que todos possam sentir orgulho”, comentou. “A responsabilidade com os deputados e principalmente com os catarinenses é muito grande para fazer com que a Assembleia cumpra seu papel.”


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro