Close Menu

Busque por Palavra Chave

Casildo Maldaner: legado político, partidário e social

Por: LÊ NOTÍCIAS
18/05/2021 19:58 - Atualizado em 18/05/2021 20:04
Jefferson Rudy/Agência Senado Casildo Maldaner morreu na noite desta segunda-feira (17), ao 79 anos, em Florianópolis Casildo Maldaner morreu na noite desta segunda-feira (17), ao 79 anos, em Florianópolis

Familiares, amigos e lideranças se despediram na tarde desta terça-feira (18) do ex-governador e senador Casildo Maldaner (MDB), que faleceu na noite desta segunda-feira (17), aos 79 anos, vítima de câncer. Após o velório, realizado no Plenário da Assembleia Legislativa, o corpo foi transladado para o cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis, para cerimônia religiosa e cremação.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), lembrou que a trajetória política de Maldaner inspirava os mais jovens na sigla e que ele sempre transmitia a coragem de seguir na carreira política, defendendo o bem de Santa Catarina. “Falar é obrigação, porque o Casildo representa muito para todos nós. Da família, ele tinha um imenso orgulho. Para os amigos sempre muita atenção. Como homem público construiu uma trajetória irretocável a favor de Santa Catarina. No nosso MDB, foi muito mais do que um líder.”

Nadal citou trecho da nota de pesar da bancada do MDB: “Sua capacidade de motivar companheiros e construir o consenso o fez marcante para os emedebistas. Comunicativo, autêntico, animador, intenso e sempre presente nos grandes momentos, em campanhas políticas, encontros e roteiros por todo o Estado, Casildo fazia questão de estar presente e fez a diferença, sempre próximo dos catarinenses. Com sua experiência, se tornou conselheiro de outras lideranças. Seu legado é imenso e motivo de reconhecimento.”

Em seguida, relatou passagens de sua trajetória política junto com o ex-governador. “A minha primeira eleição a prefeito, com apenas 27 anos, lá no município de Cunha Porã, o Casildo gostava de chegar de surpresa nos nossos eventos políticos. E ele chegou em nosso comício, nos tempos dos grandes comícios, chegou de surpresa. E no final do evento, as pessoas mais experientes em política estavam assustadas, dizendo que será que o Mauro vai se eleger prefeito? Daí reuniram o Casildo em um canto do salão e falaram: olha como vamos eleger esse rapaz, esse guri de apenas 27 anos, que está andando com um Fusca 69, caindo aos pedaços, como vai construir a eleição? O Casildo disse: ‘vai ganhar eleição porque fiz minha trajetória política no lombo de um cavalo’. Ele contava essa história em todos os lugares em que passava. Casildo inspirava a garotada que estava chegando, diante daquelas dificuldades de fazer política, porque no tempo dele era assim, mas com essa inspiração e essa coragem que ele transmitia a todos nós, a gente ia subindo os degraus da nossa caminhada política.”

O presidente da Alesc lembrou que uma das características marcantes do político: a disposição ao diálogo. “Casildo sempre dizia para todos nós que são preferíveis duas horas de uma boa conversa do que dois minutos de tiroteio, porque no tiroteio ninguém sabe para onde vai à bala, agora numa conversa a gente pode chegar a um bom entendimento.”

Nadal também destacou a dedicação e a disposição do ex-governador, com participação atuante nas campanhas eleitorais. O deputado lembrou de uma passagem com Casildo durante uma viagem a São Lourenço do Oeste. “Estavámos eu e o Dayan Schütz, que estava nos assessorando e hoje é nosso diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa. O Dayan abriu a porta do carro, o Casildo foi lá e pegou o tapete de onde estava sentado e foi limpar o tapete. Dissemos: ‘Calma senador, deixar que faço isso”, e ele disse não, enfatizando que para começar bem o dia cada um tem que limpar o seu lado onde senta porque vamos andar o dia inteiro juntos. São passagens que nos enchem de muita saudade.”


Conselheiro

O governador Carlos Moisés da Silva (PSL) lembrou-se das conversas com Casildo, nas quais recebeu conselhos do experiente político. “A despedida sempre nos apresenta esses momentos de dor e de tristeza. Tenho uma trajetória política pequena, pouco mais de dois anos, que todos conhecem, mas posso garantir aos senhores que a tristeza não combina com o Casildo. Ele sempre foi um homem sempre alegre. Tinha uma vida pública dedicada ao bem comum e cumpriu brilhantemente o seu papel.”

Moisés recordou outra característica do ex-governador: o bom humor. “Um dos pontos altos foi deixar experiências com as pessoas. Do pouco tempo que tenho com a política, todas as vezes que estive com ele, ele sempre estava bem-humorado. Na transição do governo, em 2018, quando o doutor Eduardo Pinho Moreira nos passava o governo, Casildo me fez pelo menos duas visitas. O seu espírito de homem público me foi surpreendente, porque ele me procurou e me aconselhava”


Familiares
Irmão de Casildo, o presidente estadual do MDB, deputado federal Celso Maldaner, falou em nome dos familiares. “Agora é chegada a hora de mais uma despedida dolorosa. Daquelas que deixa um vazio imenso nos nossos corações. O meu irmão mais chegado, conselheiro, protetor, porto seguro da família, o meu mano Casildo fez sua passagem. Esse momento para mim, para minha família é intenso e cheio de sentimentos porque eu sei que o que mais importa é o legado que deixamos na memória das pessoas.”

Celso destacou ainda que “não interessa quantos talentos Deus deu para cada um de nós, cada uma dentro de suas limitações deixa sua contribuição para ter um mundo melhor e o Casildo com certeza fez a sua parte, deixou seu legado. Ele sempre dizia que mais vale duas horas de diálogo do que meia hora ou dez minutos de tiroteio. No momento das minhas decisões, o Casildo vai fazer muita falta. O exemplo dele, sempre vou ter e isso de certa maneira me conforta, mas não preenche o vazio que fica.”

“Não é por acaso que o Casildário me faz rir e aprender até hoje, não é por acaso que meu irmão se tornou conselheiro de grandes líderes e eu que sempre tive uma vontade enorme de seguir os passos dele, me deparo vivendo a maior honra que já vivi sendo presidente do nosso MDB. Casildo presidente de honra e agora me pergunto quem vai ocupar esse espaço do Casildo? E uma grande tristeza tendo que me despedir de você assim meu irmão, meu guia, meu presidente de honra de nossa fortaleza política e democrática.”


Trajetória
Nascido em Carazinho (RS), Maldaner iniciou sua trajetória na vida pública como vereador pela UDN na cidade de Modelo, no Oeste de Santa Catarina, para onde sua família migrou quando ele tinha 2 anos. Filiado ao MDB, foi eleito deputado estadual nas legislaturas de 1975 a 1979 e de 1979 a 1983. Em seguida, disputou e conquistou a eleição que o levou a ser deputado federal entre 1983 e 1987.

Na eleição de 1986 participou da chapa liderada por Pedro Ivo Campos e acabou eleito vice-governador do Estado. Após a morte do correligionário, assumiu o comando do Poder Executivo em 1990, conduzindo o mandato até 1991.

Voltou a Brasília como senador na legislatura 1995 - 2003. Novamente em Santa Catarina, presidiu o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Em 2006 foi eleito ao Senado como primeiro suplente de Raimundo Colombo, que acabou vencendo a eleição para o governo do Estado em 2010. No ano seguinte, Maldaner assumiu o mandato, que cumpriu até 2014.

Maldaner deixa a mulher, Ivone, os filhos Josaine, Janiara e Jandrey, além de cinco netos.


Mais manifestações
“Esse momento exige falar com o coração. Quando Casildo, meu segundo pai, aqui não está falando o líder da bancada, há uma coincidência apenas, vou falar como aquele menino que saiu de lá de São Lourenço do Oeste, do interior, filho de um agricultor, que foi a Brasília, serviu o Exército e quando deu baixa, foi visitar o deputado federal, jamais falei com um deputado federal, foi a primeira vez, não sei de onde veio essa coragem, e pedi se ele pudesse me oportunizar de permanecer lá, já que ele era o representante da nossa região. Ele de pronto, no mesmo momento, me acolheu. O sentimento que tenho por ele, é de imensa gratidão, aprendi muito. Se sou alguma coisa, pouco é verdade, devo a ele.” Deputado Valdir Cobalchini, líder da Bancada do MDB na Alesc

“Não vou falar da biografia do Casildo, que nós a conhecemos, muito embora quero ressaltar essa sua trajetória de superação intensa, do menino, do jovem, que vindo do interior do interior, galgou vários postos, degraus da vida pública, passou por esse Parlamento, compôs o Parlamento em Brasília, em ambas as Casas, ocupou o Palácio governamental, deixando sempre uma marca de trabalho e seriedade. Essa biografia, muito bonita, nós bem a conhecemos, mas quero falar do companheiro Casildo Maldaner. Companheiro é uma palavra profunda, companheiro é aquele que influencia sua vida, aquele que ajuda a definir o nosso destino. Casildo é alguém que participou e influenciou as nossas vidas. Nãoque apenas esteve no nosso lado num comício, num evento, numa reunião, alguém cujo a atuação, com sua palavra e exemplo ajudou a moldar a atuação de cada um de nós e, do ponto de vista político, ajudou que nós tivéssemos vitórias e cargos que tantos de nós obtivemos ao longo de nossa vida. Tive o privilégio de praticamente quase 40 anos conviver com o Casildo.” Paulo Afonso Vieira, ex-governador

“Todos nós já falamos e fizemos referências à história e as realizações do Casildo, do estímulo que dava a todos nós, mas acima de tudo, ele preservava o amor infinito pela sua família. Ele sempre tinha uma história. Para falar sobre Casildo, nós temos que estabelecer alguns sorrisos aqui, porque mesmo nos momentos mais difíceis, ele sempre fazia com que nós sorríssemos. E foi assim em muitos velórios. Ele sempre tinha uma palavra de brincadeira. Tinha paixão pelos irmãos, pelos sobrinhos e respeito pelas autoridades. Casildo era e é o meu ídolo político e continua importante para a história do MDB e de Santa Catarina.” Eduardo Pinho Moreira, ex-governador

“Ele me abraçou, me ajudou, me carregou, discursou, principalmente na campanha em 2014, mas me lembro de que ele participou da minha primeira eleição como prefeito de São José, irradiando a sua alegria, cativando a população e levando suas brincadeiras e esperança num futuro melhor. Na campanha para senador, ele chegava a dizer que eu era o seu irmão mais novo. Tenho essa honra de substituir ele no Senado. Carrego essa grande responsabilidade.” Dário Berger, senador (MDB/SC)

“Confesso que não gostaria de estar passando por esse momento, falando a vocês de uma pessoa tão especial que foi o nosso querido senador e governador Casildo Maldaner. A importância do que foi esse homem para a nossas vidas, para nossa família do MDB e para famílias de Santa Catarina, porque o legado e a fala que ele tinha sempre para nos dizer é que realmente tínhamos que fazer uma política de bem, de inclusão social, para que Santa Catarina seja cada vez melhor.” Deputada Dirce Heiderscheidt, representante do MDB Mulher

“Que fazia uma política alegre, que fazia a verdadeira política, a política do bem. Todas as recordações que temos dos momentos juntos em todos os cantos de nosso estado, sempre através de sua alegria, de uma boa conversa, de uma piadinha, e essa lembrança que vamos guardar. Que tenhamos mais pessoas iguais como o nosso querido Casildo com a renovação do nosso MDB, com a juventude para fazer a política do bem, que nos orgulha. Fica a simplicidade e humildade desse homem do interior que tanto nos ensinou. Pedimos a Deus que nos traga mais pessoas como o Casildo, que tanto nos orgulhou.” Antídio Lunelli (MDB), prefeito de Jaraguá do Sul


VEJA IMAGENS DO VELÓRIO:


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro