Close Menu

Busque por Palavra Chave

Tornado deixa região sem energia elétrica e Governo do Estado se mobiliza em Campos Novos

Por: LÊ NOTÍCIAS
30/05/2021 22:39 - Atualizado em 30/05/2021 22:41
Divulgação Ventos de até 123km/h derrubaram quatro torres de transmissão de energia de 230kV da empresa Evoltz Ventos de até 123km/h derrubaram quatro torres de transmissão de energia de 230kV da empresa Evoltz

A Defesa Civil do Estado confirmou a passagem de um tornado no município de Campos Novos, no Meio-Oeste, na noite de sexta-feira (28). A velocidade do vento chegou a 123km/h, causando destelhamentos de residências, queda de postes e de estruturas metálicas, além de tombamento de veículos. Outros municípios da região foram atingidos por tempestade intensa, fortes ventos, granizo e raios.

Equipes da Defesa Civil estadual foram até o local, para apoiar as defesas civis municipais das cidades atingidas. Elas auxiliarão nos no apoio necessário aos moradores e no levantamento de dados. A Prefeitura de Campos Novos decretou situação de emergência. Segundo os dados repassados até o momento, 256 residências foram afetadas em seis bairros, 10 famílias ficaram desalojadas e 20 indústrias foram afetadas.

“Nossas equipes seguem na região e todos os esforços serão empenhados no apoio às famílias. Ninguém ficará sem atendimento nesse momento difícil”, destacou o governador Carlos Moisés.

“Já realizamos contato com o Prefeito de Campos Novos e das outras cidades e colocamos à disposição toda a estrutura do Governo do Estado”, destacou o chefe da Defesa Civil, David Busarello. Segundo ele, as equipes em campo foram reforçadas e agora estão sendo aguardadas as necessidades dos municípios como telhas e colchões. “A orientação do governador Carlos Moisés é atuar com agilidade e prestar todo o apoio necessário”, finalizou.

Ainda neste sábado, 29, a Defesa Civil do Estado liberou para Campos Novos 1.783 telhas de fibrocimento, 222 cumeeiras, 26 cesta básicas para sete dias, 22 fardos de água potável, 50 colchões de solteiro e 50 kits de acomodação solteiro (CELOG Joaçaba).

Conforme avisos meteorológicos emitidos pela Defesa Civil de SC, por meio da Coordenadoria de monitoramento e Alerta, tempestades intensas atingiram diversas regiões do território catarinense. A situação foi provocada pelo avanço de uma frente fria combinada a uma área de baixa pressão.

Prejuízos na rede elétrica

Os fortes ventos causaram problemas na rede elétrica da região, especialmente entre Videira e Campos Novos. Foram derrubadas quatro torres de transmissão de energia de 230kV da empresa Evoltz. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela coordenação do Sistema Interligado Nacional (SIN), informou que, por conta disso, houve o desligamento automático da linha de transmissão Campos Novos - Videira, interrompendo a transferência de cargas da Subestação (SE) Videira devido à indisponibilidade de outras linhas de 138 kV na região, atingindo também as SEs Caçador, Caçador Castelhano e Fraiburgo.

Os trabalhos para recompor o sistema elétrico no Meio Oeste catarinense continuam em ritmo acelerado neste domingo. Desde então, todas as equipes da Celesc vêm trabalhando de forma ininterrupta para recompor a parte afetada do seu sistema elétrico, além ficar à disposição da transmissora Evoltz para auxiliar a recuperar o sistema afetado pelas quatro torres. Entre as atitudes tomadas, a Companhia percorreu os municípios afetados para verificar as cargas prioritárias e as formas de atender prioritariamente os hospitais, através de seus sistemas de distribuição de energia.

Neste domingo, a Celesc começa um esquema de rodízio de carga em Videira, para tentar mitigar os efeitos da falta de energia em virtude da queda das torres da Evoltz. Assim, os bairros do rodízio serão abastecidos por algumas horas, quando, então, a energia será suspensa para atender outra área da cidade.

Durante o pico do problema, na madrugada de sábado (29), cerca de 90 mil consumidores da região ficaram com o fornecimento de energia interrompido, mas com esta força de trabalho, a Celesc informa que, às 11h deste domingo, o sistema foi reestabelecido para cerca de 25% da população atingida, 22 mil unidades consumidoras. Ainda não há previsão para o fim dos trabalhos, mas a Celesc continuará auxiliando as equipes da Evoltz até que o sistema esteja completamente restabelecido.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro