Por Vitória Schettini
A ONG Salva, de Xaxim, vem realizando seu papel social em intervenções para crianças e jovens da região. Mesmo durante a pandemia, a entidade segue fazendo seu trabalho e levando a cultura aos xaxinenses.
MURAL DE GRAFFITI
O artista chapecoense Digo Cardoso pintou um mural no antigo cinema de Xaxim, localizado no Centro. O prédio pertence à família Savaris, que permitiu a obra. A intervenção teve como objetivo trazer alegria às ruas do Centro do município, assim como trazer memórias de bons momentos do local.
Mesmo ainda sendo uma arte não bem aceita por algumas pessoas, o graffiti se destaca atraindo jovens e enaltecendo as belezas da cidade. A obra apresenta algumas interpretações, como o quanto a arte sofre repressão na região, mas mesmo assim, ela ocorre de forma sutil e respeitosa.
PRAÇA FREI BRUNO
Além do Mural, a ONG interviu artisticamente no palco da Praça Municipal, em dois dias de trabalho, também com graffiti, pelos artistas Thiago Galileo (@galileodagalileia) e Ana Orlandin (@ana.orlandin) e movimentos de trapézio e malabarismo de Raissa de Sol (@raissadesol).
Arte representando o povo Kaingang no palco da Praça Municipal (Foto: ONG Salva)
Segundo o presidente da entidade, Xenna Gheno, a intervenção representa a arte do povo Kaingang. "Eles foram um dos primeiros povos a habitar nossa querida região. O personagem segura o coração verde do Oeste, nosso amado apelido de Xaxim, além de muita flor, cor e um sol lindo iluminando tudo", ressalta Xenna.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro