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São Domingos define ações estratégicas para o desenvolvimento

MB Comunicação Município de São Domingos, no oeste catarinense Município de São Domingos, no oeste catarinense

O município de São Domingos, no oeste catarinense, definiu as verticais estratégicas do Programa Cidade Empreendedora voltadas à realidade local e que proporcionarão mais desenvolvimento dos negócios e da renda da população. A iniciativa é executada pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC e busca estimular a economia e o progresso territorial de maneira planejada e estruturada.

De acordo com o prefeito Márcio Luiz Bigolin Grosbelli até dezembro de 2022 serão realizadas as seguintes soluções: Planejamento Ambiental e Políticas Públicas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Levantamento de Oportunidades; Mais Empresas; Pack de Horas de Atendimento para a Sala do Empreendedor; Plano de Marketing Turístico; Desenvolvimento e Promoção ao Turismo e Artesanato.

O Planejamento Ambiental e Políticas Públicas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável prevê apoio na revisão ou na atualização da legislação ambiental. Também compreende o auxílio para elaboração de políticas públicas com foco em incentivos fiscais para a preservação do meio ambiente.

O estudo Levantamento de Oportunidades tem como objetivo indicar aos gestores municipais, investidores e empreendedores as atividades econômicas que se configuram como oportunidades para a geração de empreendimentos de micro e pequeno porte e oportunidades para a realização de investimentos de grande porte. A metodologia utilizada concentra-se no levantamento de dados que permitem gerar indicadores e matrizes que norteiam a análise das potencialidades e da dinâmica competitiva local.

A solução Mais Empresas desenvolve um conjunto de ações técnicas e estratégias para atrair empresas ao município. O trabalho envolve os seguintes estudos: identificação de possibilidade de atratividade; fatores críticos de sucesso da atividade econômica priorizada; elementos de atratividade e fragilidades locais; alternativas para superação das fragilidades; identificação de potenciais empresas a serem prospectadas e potenciais alternativas de aproximação a estas empresas.

Com o pack de horas de atendimento a Sala do Empreendedor tem à disposição até 16 horas mensais de consultorias para oferecer aos empresários locais. As soluções disponíveis de consultoria ou instrutoria são nas áreas de gestão (finanças, planejamento, legislação, marketing, recursos humanos, vendas e qualidade).

No Plano de Marketing Turístico o objetivo é definir as estratégias e as ações de marketing turístico necessárias para atrair o público-alvo e atender suas expectativas. O trabalho envolve: avaliação da estrutura organizacional do turismo no município; desafios e oportunidades; tendências; mercado; foco de atuação; estratégias e plano de ações. Outra ação nesse segmento é o Desenvolvimento e Promoção do Turismo, que busca garantir a implementação de ações alinhadas ao Plano Nacional de Turismo. Entre as ações estão: sensibilização dos atores; formação e orientação do grupo de trabalho; qualificação da oferta; turismo em números e promoção do destino.

Para o artesanato serão desenvolvidas ações estrategicamente pensadas para abranger os conceitos essenciais do marketing e com foco no público e no mercado-alvo atual ou pretendido. A intenção é aliar o potencial inovador, a imaginação e a capacidade intelectual dos artesãos aos processos do design para a criação de novos produtos associados à identidade cultural local, assim como viabilizar seu acesso ao mercado.


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