Close Menu

Busque por Palavra Chave

PALAVRAS EMBALADAS

Galeria Agostinho Duarte tem exposição de reflexão sobre buzzwords

Unochapecó Obra que integra a mostra ‘Pack de Buzzword', do artista Henrique Telles Neto Obra que integra a mostra ‘Pack de Buzzword', do artista Henrique Telles Neto

Nesta segunda-feira (14), abriu mais uma exposição no formato on-line da Galeria Agostinho Duarte da Unochapecó. De autoria do artista Henrique Telles Neto, a mostra ‘Pack de Buzzword' contém desenhos físicos e obras digitais que buscam promover uma reflexão ou reação acerca de palavras e conceitos vazios, muito repetidos como conceitos comerciais e mercadológicos.

“A exposição foi pensada após eu iniciar uma série de desenhos de maneira despretensiosa. No início da pandemia, comecei a utilizar os serviços de delivery quase que diariamente e guardei os papéis pardos das entregas de marmitas. Assim, comecei a utilizar as embalagens para desenhos de uma temática costumeira minha (bocas, figuras e recortes do rosto humano) e partir disso iniciei uma reflexão acerca da repetição oral e escrita também de termos anglicanos e palavras ‘hypados’, os chamados buzzwords, que são muito presentes no contexto da comunicação e em diversos mercados”, explica Henrique.image.gif

O artista conta que, os desenhos realizados procuram evidenciar a repetição incessante ou o uso exacerbado de termos que acabam se banalizando e perdendo seu sentido inicial, gerando entendimentos deturpados ou implicações tendenciosas. “Nesse sentido, após realizar uma série de desenhos e outras produções digitais, formalizei o conceito de ‘pack’ destas buzzwords, de modo irônico e debochado, justamente para evidenciar como usamos termos ‘embalados’ e ‘embutidos’, repetidos diariamente, sem reflexão acerca de seus significados, implicações, como produtos que consumimos por impulso e/ou status”.

Henrique complementa que o propósito é pontuar esta questão e gerar uma reflexão em quem experienciar ou visualizar as obras. “Não existem interpretações corretas ou certas, a ideia é impactar de maneira estética mesmo. De modo geral, minha intenção é fazer um comentário artístico em forma de chiste acerca de uma linguagem colonialista ou palavras que vêm embaladas como conceitos/produtos mercadológicos, visando soluções práticas e fáceis no nosso cotidiano contemporâneo, permeado por uma complexidade cultural, econômica e social”, finaliza.

O lançamento da exposição ocorreu por meio do Instagram da Galeria, com início às 19h e participação do artista. A mostra também estará disponível para visualização na página da Galeria no Facebook.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro