Lê Notícias - Xaxim - Idoso xaxinense volta a estudar aos 81 anos...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Idoso xaxinense volta a estudar aos 81 anos e inspira pela vontade de aprender

Por: LÊ NOTÍCIAS
03/08/2021 10:43 - Atualizado em 03/08/2021 10:44
Prefeitura de Xaxim Seu Manuel Weber voltou à sala de aula e passa frequentar semanalmente o Cejax de Xaxim Seu Manuel Weber voltou à sala de aula e passa frequentar semanalmente o Cejax de Xaxim

A sala de aula sempre foi uma lembrança distante, mas que nunca deixou de existir. Era um tempo difícil em que poucos tinham a chance de estudar. Os professores eram rígidos e os alunos castigados fisicamente caso desobedecessem. A tabuada ele sabe de cor até hoje e diariamente, tira um tempo para ler o jornal.

Seu Manoel Weber não conseguiu completar o quarto ano do ensino fundamental, porque, aos nove anos, perdeu a mãe e precisou parar os estudos para ajudar a família. Mas, a partir de agora, aos 81 anos, ele começa a escrever uma nova história, daquelas que inspiram qualquer um.

Entusiasmado, seu Manoel chegou cedo ao Centro de Educação de Jovens e Adultos de Xaxim (Cejaz) para o primeiro dia de aula. "Estou ansioso para saber o que vão me ensinar. Quero aprender fazer mais contas, sou bom com os números, e quem sabe a letra melhora (risos)", revelou seu Manoel ,ainda no corredor.

Ao entrar na sala de aula, o sinal da cruz é um pedido de proteção aos céus. Antes de sentar, pediu à professora autorização para usar a boina, numa tarde de inverno. Quando a aula começou, os olhos brilharam e a atenção às orientações da professora lembram um menino encantado pelo novo.

Seu Manoel deve frequentar o Cejax três vezes por semana. O aluno mais velho do Centro de Educação promete cumprir as obrigações à risca. "Serei um bom aluno, vou escutar o que a professora explicar. A gente tem uma certa idade já, mas quem disse que tem idade para aprender?", afirma.

Segundo a diretora do Cejax, Marinalva Grando, mesmo que seu Manoel saiba ler, escrever e domine contas matemáticas básicas, ele terá que refazer o processo de alfabetização. "Como faz muitos anos que ele está fora da sala de aula, terá que passar pela alfabetização, com introdução às letras, leituras, números e um pouco de história", explica Marinalva.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
PALHOÇA
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro