Close Menu

Busque por Palavra Chave

Em projeto polêmico, vereadores cumprirão 5h semanais na Câmara de Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
06/07/2017 10:25
Vereadores foram escalados em dias específicos (Foto: Arquivo/LÊ) Vereadores foram escalados em dias específicos (Foto: Arquivo/LÊ)

Com o objetivo de fazer com que os vereadores estejam à disposição da população de Xaxim na Câmara de Vereadores, foi aprovado em junho deste ano, o Projeto de Resolução que institui o vereador de plantão. A iniciativa é da mesa diretora da Câmara, composta pelos vereadores Agenor Junior Maier, Ciro Cassaniga, Juliano do Prado de Lima e Lula Fonini.

A partir de agora as pessoas que precisarem do vereador poderão procurá-lo na Câmara de Vereadores, conforme dia e horário estabelecido. Uma escala de atendimento foi elaborada entre os vereadores e todos os dias da semana haverá expediente para atendimento da população.

Embora, a partir desse projeto, o vereador cumpra carga horária de cinco horas semanais, mediante de registro de ponto eletrônico, a população pode continuar procurando pelo vereador nos demais dias e horários que ele não esteja de plantão.

Cada vereador ficará obrigado a cumprir a carga horária de cinco horas semanais, nas dependências da Câmara, entre às 13h e 19h, horário de funcionamento do Poder Legislativo Xaxinense. O vereador que comprovar vínculo empregatício pode cumprir horário de três horas semanais.

No entanto, os horários correspondentes às sessões ordinárias, extraordinárias, solenes e reuniões de comissões não serão computadas como horas trabalhadas. Mas as horas que o vereador realizar visitas estiver presente em eventos públicos e até mesmo permanecer na Câmara, será computado, através do registro no ponto eletrônico. Para cada hora faltante, o vereador terá desconto de R$ 100 no seu salário, exceto com faltas justificadas.

A resolução terá durabilidade de dois anos, ou seja, até dezembro de 2018. Maier explica que a população de Xaxim está acostumada a procurar o vereador no seu estabelecimento comercial e em casa. “A comunidade não está acostumada a encontrar o vereador na Câmara, portanto é preciso que se mude, aos poucos, a cultura do povo, para que a população saiba que pode se dirigir também à sede do Poder Legislativo para falar dos assuntos do seu interesse’.

O projeto inédito na região Oeste de Santa Catarina está servindo de exemplo para outras cidades que já manifestaram interesse em fazer com que o vereador cumpra expediente.

VEREADORES DE PLANTÃO

Segunda-feira | Ciro Cassaniga, Lula Fonini e Volnei Dervanoski (das 17h30 às 19h)

Terça-feira | Inácio Bracht, Ledinho Curtarelli, Gildomar Michelon e Juliano de Lima

Quarta-feira | Chico Viecelli e Volnei Dervanoski (das 17h30 às 19h)

Quinta-feira | Joseane Sampaio, Sérgio Reginatto e Gildomar Michelon (das 15h às 17h)

Sexta-feira | Gildomar Michelon (18h às 19h)

Segunda a sexta-feira | Agenor Jr. Maier


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro