Close Menu

Busque por Palavra Chave

Escola do Legislativo oficializa parceria com escolas legislativas municipais

Por: LÊ NOTÍCIAS
23/09/2021 08:48 - Atualizado em 23/09/2021 08:49
Bruno Collaço/Agência AL Deputado Mauro de Nadal na assinatura do termo de cooperação Deputado Mauro de Nadal na assinatura do termo de cooperação

Presidentes de câmaras de vereadores e de escolas dos legislativos municipais de Tubarão, Lages, Florianópolis, Criciúma e da Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi) assinaram, na tarde desta quarta-feira (22), um termo de cooperação técnica com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, braço pedagógico da Assembleia Legislativa. A parceria é para realização de cursos de formação técnica, política e cidadã de jovens, vereadores, servidores das casas legislativas e demais interessados nos temas do Parlamento.

O presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), destacou que a assinatura do termo de cooperação é a transferência da experiência da Escola do Legislativo com os parlamentos municipais. “Essa troca de informação e experiência é importante. A Escola do Legislativo tem muito a oferecer, a ser compartilhado com todas as câmaras de vereadores com o objetivo de sempre atender melhor o cidadão catarinense, prestar um serviço de mais qualidade e a Escola tem feito esse papel com vários cursos disponíveis.” Lembrou ainda que, com o fim da pandemia da Covid-19, a expectativa é da retomada dos cursos presenciais, onde o aprendizado é maior.

A coordenadora da Escola do Legislativo, Adeliana Dal Pont, afirmou que iniciativa é um passo muito importante para se trabalhar em rede, um grande objetivo da Escola do Legislativo. “Que cada uma destas escolas municipais possa trazer para o aprendizado, para se qualificar melhor, as pequenas câmaras e estender isso para toda comunidade. Os cursos oferecidos serão aqueles que tiverem demanda.” Ela informou que mais de 62% são novos vereadores em Santa Catarina e muitos necessitam de orientações, assim como suas equipes de assessores e a própria população.

A presidente da Escola do Legislativo, deputada Marlene Fengler (PSD), parabenizou a todos pela aproximação com a Alesc. O deputado Marcius Machado (PL) enfatizou a importância da assinatura de cooperação da Alesc com as câmaras de vereadores. “O treinamento nunca acaba e é importante nós trabalharmos com a mente, sair da zona de conforto, para nos aperfeiçoarmos sempre. A Alesc tem um papel fundamental nesta qualificação, os vereadores são representantes da população, mas existem muitas atividades que são novas para eles, como o orçamento público”, complementou.

Adeliana informou ainda que outras escolas de legislativos e presidentes de câmaras de vereadores poderão ser contempladas com esse termo de cooperação. “A Alesc promove todos os cursos de forma gratuita, on-line ou presenciais, dirigidos a vereadores, assessores, servidores públicos e para a população em geral.”

A vereadora e presidente da Escola do Legislativo de Tubarão, Luciane Fernandes Tokarski (Republicanos), representando os demais vereadores e presidentes por ser a mais nova escola do legislativo, avaliou como muito importante e significativa a assinatura do termo de cooperação com a Alesc, por entender que a câmara de vereadores é o local onde a população está mais presente. “Precisamos de capacitação tanto para o vereador, como para os funcionários da Casa e para a população. É importante ter essa aproximação e capacitar todas as pessoas, nós temos que estar sempre aprendendo para fazer o trabalho com excelência.”


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro