Lê Notícias - Região - Prefeitura inaugura a Casa do Artesanato Palhocense
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sebrae

Prefeitura inaugura a Casa do Artesanato Palhocense

Por: LÊ NOTÍCIAS
27/09/2021 08:56 - Atualizado em 27/09/2021 08:58
Prefeitura de Palhoça Espaço, que recebeu mobiliário novo, fica dentro do revitalizado Mercado Público Espaço, que recebeu mobiliário novo, fica dentro do revitalizado Mercado Público

A Prefeitura de Palhoça, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, inaugurou a Casa do Artesanato Palhocense. Localizada no Mercado Público, recentemente revitalizado, a sala é destinada à exposição e à comercialização de produtos locais produzidos artesanalmente.

O espaço foi cedido pela Prefeitura de Palhoça. “Estamos valorizando nossa cultura por meio do artesanato, principalmente neste momento de pandemia, onde o setor cultural foi um dos mais afetados, sendo que muitos empreendimentos têm passado por grandes dificuldades, ocasionando um processo de baixa nas vendas de artesanatos”, observa o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Adriano Mattos.

A Casa do Artesanato Palhocense funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h. “Cabe ao poder público, na medida do possível, estimular a retomada da economia. Por isso, com a criação da Casa do Artesanato Palhocense, será proporcionado um espaço de geração de emprego e renda, visando à produção artesanal e sendo um mecanismo de desenvolvimento econômico e de inclusão social”, destaca o prefeito Eduardo Freccia.

O espaço irá atender aos produtores artesanais que fazem parte da Economia Solidária de Palhoça, Escolas Profissionais, Casa da Cultura e associações de artesanato. “Nós ganhamos este espaço no mercado público que é muito bom e as pessoas deveriam conhecer. A infraestrutura está muito boa, com um aspecto bonito, com prateleiras e balcão, onde os produtos dos nossos produtores ficam expostos, à disposição da população”, elogia Gênesi Duarte, coordenadora da Feira da Economia Solidária, que reúne 40 produtores e artesãos de Palhoça.

Moradora da Guarda do Cubatão, Ileni Becker é uma das artesãs que se revezam no atendimento ao público na Casa do Artesanato. Ela usa a criatividade e a habilidade manual para criar peças decorativas e funcionais. “Estávamos precisando de um espaço como este. Agora que chegaram os móveis, ficou muito bom, mais bonito e organizado”, comenta Ileni.

“O Mercado Público, em si, já é um espaço que merece uma visita, pela sua importância histórica, pelas opções gastronômicas e pelos serviços públicos disponíveis lá, como o Sine, por exemplo. E nada mais apropriado do que darmos visibilidade, também, aos nossos produtos artesanais, que refletem a nossa cultura e significam uma importante fonte de renda para os nossos produtores”, avalia a secretária de Desenvolvimento Econômico de Palhoça, Anna Paula Heiderscheidt.


Outras Notícias
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro