Lê Notícias - Xaxim - Xaxim reduz em 41% o tempo médio para abertura de empresas
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Xaxim reduz em 41% o tempo médio para abertura de empresas

Arquivo/LÊ Resultados são do Programa Cidade Emprendedora, executado em parceria com o Sebrae/SC Resultados são do Programa Cidade Emprendedora, executado em parceria com o Sebrae/SC

A Administração Municipal de Xaxim, no oeste catarinense, comemora os primeiros resultados obtidos com os processos de desburocratização orientados pelo Programa Cidade Empreendedora, que é executado em parceria com o Sebrae/SC. As medidas visam agilizar os procedimentos burocráticos para quem deseja empreender, reduzir o tempo de espera do empresário para iniciar as atividades, diversificar os segmentos econômicos e incentivar o empreendedorismo local.

Conforme o relatório Painel Mapa de Empresas do Ministério da Economia, o município reduziu em 41,42% o tempo de abertura de empresas no comparativo de abril a agosto de 2021. Quando o Programa Cidade Empreendedora foi lançado no município, no fim de abril, o tempo médio de abertura de empresas era de dois dias e 22 horas, prazo que reduziu para um dia e 17 horas no mês passado.

Outro resultado importante foi a diminuição no tempo de viabilidade de empresas que era de dois dias e 21 horas e caiu para 12 horas, o que representa uma redução de 82,60%. “Esses números foram possíveis graças à adequação dos procedimentos internos para concessão de alvará de licença para localização, funcionamento e permanência – ações realizadas com suporte da consultora credenciada ao Sebrae/SC, Dayhane Oliveira Floor – à revisão dos trabalhados executados e à construção de um plano de ação para continuidade dos avanços”, analisa o secretário de Desenvolvimento Econômico de Xaxim, Gelci Della Corte.

Outra medida que colaborou para esses indicadores foi a publicação do Decreto nº 93/2021 que instituiu os critérios gerais para emissão de alvarás para o livre exercício de atividade econômica, regulamentou o procedimento simplificado para abertura e registro de negócios e estabeleceu providências para o desenvolvimento socioeconômico. Com isso, as empresas que desempenham atividades de baixo risco estão dispensadas de licenciamento no ato de abertura do negócio quando vão na Junta Comercial realizar a consulta de viabilidade.

De acordo com o prefeito Edilson Antonio Folle, o município aderiu ao Programa Cidade Empreendedora com a intenção de facilitar a abertura de novas empresas e, consequentemente, gerar novos postos de trabalho e melhorar a renda dos munícipes. “Estamos felizes com os primeiros resultados e sabemos que podemos reduzir ainda mais o tempo médio para abertura de novos negócios, simplificar os processos e criar novos ciclos de desenvolvimento”, observa.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro