Close Menu

Busque por Palavra Chave

Evento alusivo do Dia Internacional do Idoso tem boa participação em Jaraguá do Sul

Prefeitura de Jaraguá do Sul Melhora do clima contribuiu para que cerca de 500 pessoas da terceira idade prestigiassem as atividades promovidas pelo CMDI Melhora do clima contribuiu para que cerca de 500 pessoas da terceira idade prestigiassem as atividades promovidas pelo CMDI

Até o sol resolveu prestigiar o domingo no Parque da Inovação onde se comemorou, com muitas atividades, a passagem do Dia Internacional do Idoso, celebrado no dia 1º deste mês. A iniciativa promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) de Jaraguá do Sul, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, promoveu uma campanha educativa, que se estendeu ao longo do dia e que teve como objetivo divulgar informações sobre os direitos dos idosos com ações direcionadas a esse público.

Para a secretária-executiva do CMDI, Graciane Macedo, a avaliação foi a melhor possível. “Foi muito bom mesmo principalmente para os idosos. Depois de todo o isolamento imposto pela pandemia eles puderam aproveitar essas ações ao ar livre. Através dos depoimentos feitos pelo idosos conseguimos verificar que ficaram muito satisfeitos” destacou.

As ações foram gratuitas e desenvolvidas com outros diversos parceiros, como a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Samae e a Unisociesc, Associação Hospitalar São José e Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt.

PROGRAMAÇÃO

Atividade física, práticas corporais e alongamento; Dança, movimento e ritmo; Yoga e artesanato além de passeios de ônibus panorâmico. Também ocorreram ações relacionadas a - Saúde do corpo físico - nutrição, hábitos alimentares fitoterapia, auriculoterapia e quick massagem;Gameterapia; Saúde Bucal: dicas de cuidado com escovação normal e de próteses móveis (dentadura); distribuição de copos de água (Samae); distribuição de folders do CMDI sobre Direitos dos Idosos e de barras de cereais (Banana Brasil).

“Sucesso é pouco para definir o que aconteceu. Teve uma presença muito boa dos idosos. A gente estima algo em torno de 500 pessoas. As atividades foram muito bem aproveitadas por eles e praticamente os ônibus tiveram lotação máxima em todos os passeios”, afirmou a coordenadora do Centro de Convivência, Hildegard Boshammer.

Devido à receptividade do público da terceira idade e seus familiares, tanto Hildegard como Graciane e a assessora do CMDI, Caroline Bitencourt Goulart esperam poder repetir o evento nos mesmos moldes no próximo ano. “Ao final do dia, teve gente que nos pediu bis (risos). Foi muito bom o retorno que eles nos deram”, disse Caroline. “Foi muito bom mesmo. Houve uma adesão maciça dos idosos no Parque da Inovação”, completou

O secretário municipal de Assistência Social e Habitação, André de Carvalho Ferreira também ficou satisfeito com o desfecho da iniciativa. “Nossa secretaria avalia que o evento realizado em comemoração ao Dia Internacional do Idoso trouxe resultados positivos principalmente para o público que estava bastante ansioso por uma ação desde o início da pandemia como também uma nova perspectiva de trabalho para os conselheiros, o próprio Conselho e toda a equipe de Assistência Social e Habitação. Secretaria está que atende os idosos tanto nos equipamentos como Cras, Creas e Centro de Convivência e também por meio do próprio CMDI”, avaliou.

“Acreditamos que esforços conjuntos, como no evento realizado neste fim de semana, que envolveu órgãos públicos, entidades, enfim, toda a comunidade jaraguaense, podem trazer resultados positivos a nossa cidade”, concluiu Ferreira.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro