Close Menu

Busque por Palavra Chave

Magnólia Festival já tem data marcada para ocorrer em 2022

Por: LÊ NOTÍCIAS
27/10/2021 09:25 - Atualizado em 27/10/2021 09:27

O Magnólia Festival - projeto premiado pelo Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó, tem data marcada. Após longa pausa por conta da pandemia da Covid-19, o evento tem a realização definida pela equipe de produção: 19 de março de 2022.

O retorno do maior festival de música produzido por profissionais locais na região, marca um olhar mais esperançoso para o setor de eventos, um dos mais afetados economicamente com a pandemia e a falta de políticas públicas para o setor. Planejado com muita atenção aos mínimos detalhes, o festival tem uma regra geral para que possa ser acessado: o público participante só entra com a comprovação das duas doses da vacina contra o coronavírus.

“Tudo está sendo pensado para este retorno, para garantir a saúde e a segurança sanitária, tanto da nossa equipe de trabalho, quanto do nosso querido público que aguarda tão ansioso para este evento. Por isso adotamos regras básicas para o nosso projeto, entre elas a comprovação da vacinação e o uso obrigatório de máscaras no local do evento”, conta a produtora e fundadora do Magnólia, Ana Laura Diaz.

ECONOMIA CRIATIVA

No Brasil o Setor de eventos foi um dos mais atingidos pelo isolamento social, durante a pandemia. De acordo com dados divulgados pelo site G1, mais de 350 mil eventos deixaram de ser realizados em 2020, o que fez com que o setor deixasse de faturar R$90 bilhões.

Voltando o olhar para os festivais de música, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin), 58% dos festivais deixaram de ser realizados, 34% se adaptaram e desenvolveram ações online. A volta do setor, com a média de casos da covid 19 diminuindo e a vacinação acelerando, traz novas perspectivas para o setor.

“Aproveitamos esse momento de pausa para nos especializarmos, estudarmos, abrirmos o olhar para esse setor tão importante para o desenvolvimento econômico do País, e assim estarmos mais preparados para o que o setor nos pede nesse momento, pós crise e pós eventos online. Estamos estudando e nos especializando para atender as demandas desse novo momento”, explica Ana, que também integra a diretoria da Abrafin, como representante do Sul do País.

No total, somente nesta edição, o projeto gera cerca de 70 vagas de trabalho diretas e indiretas, entre técnicos de luz e som, artistas, produtores, diretores, músicos, fotógrafos, assessores de imprensa, seguranças, transporte, o que estimula a geração de emprego e renda, e a economia local.

“Toda a cidade é beneficiada sendo sede de um Festival. todos ganham economicamente, em diferentes setores, como alimentação, hospedagem, transporte, por exemplo. Além, é claro, de todas as vagas de trabalho que se mantêm ativas para que o projeto aconteça”, reforça Ana.

CHAPECÓ NA ROTA DOS SHOWS NACIONAIS

O Magnólia abre uma nova página no setor cultural e de eventos na cidade. Insere Chapecó e toda a região Oeste do Estado na rota dos principais shows nacionais, que geralmente acontecem nas grandes capitais, possibilitando, além de um novo nicho de mercado, a oportunidade de novas experiências culturais à comunidade, que pode contar com o acesso a preço popular, e a descentralizando das ações.

Ao todo, 46 cidades de quatro estados brasileiros já confirmaram presença, a partir da compra de ingressos, mostrando a força do turismo cultural na região.

IDEIS SUSTENTÁVEL

A edição 2022 traz grandes novidades. Além da amplitude artística, com músicos de diferentes partes do País, o projeto fechou parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil, com o objetivo de diminuir o impacto ambiental das ações. “Tudo está sendo planejado para que possamos diminuir a degradação ambiental e a geração de materiais sólidos, destinando os recicláveis às associações de recicladores. Além disso, planejamos novas ideias e novidades sustentáveis para o evento”, conta a produtora.

PROGRAMAÇÃO

A programação traz artistas de diferentes partes do país, com pesquisas e trabalhos distintos, de renome nacional e internacional. Entre eles a artista multimídia Linn da Quebrada, de São Paulo, a qual tem se destacado na cena brasileira de música eletrônica e experimental, feita de pop, funk, global gueto e muito mais, o que alavancou sua presença também em outros países.

A compositora Marina Sena, indicada na última semana em quatro categorias do prêmio Multishow; a intérprete, compositora e drag queen natalense (RN), Potyguara Bardo; a banda Selvagens à Procura da Lei, de Salvador, com um som que remete ao pop moderno.

Completam a lista de atrações o artista VINAA, do Maranhão, Batuk Freak, de Florianópolis, e os grupos locais Agoro e Manivas. Os ingressos para conferir todos os shows do maior festival de música do Oeste de Santa Catarina podem ser acessados diretamente pelo site www.magnoliafestival.com.br


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro