Lê Notícias - Região - Na Escócia, governador de SC cobra colaboração...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sebrae

Na Escócia, governador de SC cobra colaboração europeia para recuperar passivo ambiental da exploração carbonífera

Secom Carlos Moisés enfatizou que a participação dos entes subnacionais na COP26 é importante para mostrar que eles possuem condições de promover ações para preservação ambiental Carlos Moisés enfatizou que a participação dos entes subnacionais na COP26 é importante para mostrar que eles possuem condições de promover ações para preservação ambiental

O governador Carlos Moisés participou nesta terça-feira (09), da plenária “Governadores pelo Clima” na COP26, em Glasgow, na Escócia. Durante a sua apresentação, o chefe do Executivo catarinense destacou as ações que o Governo vem desenvolvendo para contribuir com a redução da emissão de gases do efeito estufa.

Moisés também propôs que os estados europeus contribuam com soluções para reduzir o passivo ambiental das atividades carboníferas no Sul do Estado, ao lembrar que foram empresas britânicas que iniciaram a exploração do material há mais de 100 anos.

“É muito importante dividir com os países desenvolvidos a responsabilidade de se recuperar áreas degradadas em todo o mundo, especialmente em Santa Catarina. Nós podemos dizer que são mais de 100 anos de exploração, iniciada por companhias britânicas. Elas construíram inclusive a ferrovia (Tereza Cristina) para iniciar esse processo. Depois os governos locais foram tocando essas atividades. O compromisso de reduzir a emissão de gases também envolve a recuperação de áreas degradadas, sob pena de deixar para os governos locais a única responsabilidade de um passivo ambiental que foi gerado por países que tiveram a sua economia baseada nessa matriz energética”, destacou Moisés.

Em sua apresentação, o governador catarinense salientou que a participação dos entes subnacionais na COP26 é importante para mostrar que eles possuem condições de promover ações que ajudem a atingir os objetivos traçados pelos países. “Viemos aqui para reafirmar o que nos comprometemos no começo deste ano, que é ajudar a reduzir a emissão de gases do efeito estufa e descarbonizar de maneira sustentável a nossa economia”, complementou o governador.


Plenária “Governadores pelo Clima” na COP26, em Glasgow, na Escócia (Foto: Secom)

Carlos Moisés citou ainda o investimento de R$ 300 milhões do Governo do Estado para reserva de água e preservação de nascentes. Além disso, falou sobre a iniciativa da Celesc de criar um corredor para recarga de veículos 100% elétricos paralelo à BR-101, em parceria com os estados vizinhos do Rio Grande do Sul e do Paraná. “Isso se trata do mundo que vamos deixar para as futuras gerações”, afirma.

Segundo o secretário executivo do Meio Ambiente, Leonardo Porto Ferreira, a apresentação do governador focou no case de Santa Catarina com as ações imediatas contra as mudanças climáticas. “São ações propositivas relacionadas à mitigação, adaptação e redução dos gases de efeito estufa. Esse é um evento histórico para o Brasil e de extrema relevância para o Estado de Santa Catarina”, complementa Ferreira.

Nesta quarta-feira, o governador deve se reunir com representantes da União Europeia. A comitiva de Santa Catarina em Glasgow tem também o secretário executivo de Assuntos Internacionais, Fernando Raupp, e o deputado estadual Fabiano da Luz, representando a Assembleia Legislativa (Alesc).


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Maio
São José - Fevereiro - 2
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro