Close Menu

Busque por Palavra Chave

Dário Berger preside Comissão que ouvirá Fábio Faria sobre a implantação da 5G

Agência Senado Segundo senador, o objetivo é debater as perspectivas do governo federal a partir do leilão do 5G, além da infraestrutura brasileira no setor de internet e telecomunicações. Segundo senador, o objetivo é debater as perspectivas do governo federal a partir do leilão do 5G, além da infraestrutura brasileira no setor de internet e telecomunicações.

A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal vai debater com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, a implementação das redes móveis de quinta geração (5G) no país. O senador Dário Berger (PMDB-SC), que preside a CI, é o autor do requerimento para a audiência pública, marcada para terça-feira (23), às 10h.

O objetivo é debater as perspectivas do governo federal a partir do leilão do 5G, além da infraestrutura brasileira no setor de internet e telecomunicações. Dário também quer discutir os programas adotados pelo Ministério das Comunicações para o aumento da conectividade brasileira e saber qual é o planejamento da pasta para o próximo ano.

Calcula-se que ainda haja mais de 3 milhões de brasileiros sem sinal de internet móvel. As tecnologias dominantes atualmente no país são o 3G (que alcança 99,9% da população) e o 4G (disponível em municípios que representam 97% da população).

MAIS RAPIDEZ

A tecnologia 5G possui banda larga móvel com maior capacidade, melhor "eficiência espectral" (aproveitamento do espaço de radiofrequência) e maior capacidade de usuários na área de cobertura da antena, podendo comunicar-se com mais dispositivos e mais rapidamente.

A nova rede 5G permitirá a interconexão de equipamentos e dispositivos, possibilitando a chamada Internet das Coisas (IoT). Essa tecnologia permitirá a interconexão de diversos equipamentos, como eletrodomésticos. A perspectiva é que a tecnologia fique disponível no Brasil em 2022.

No dia 05 deste mês, terminou o primeiro leilão do 5G, com um saldo de R$ 46,7 bilhões movimentados. O valor ficou abaixo do previsto pelo governo, que era de R$ 50 bilhões.

COMO PARTICIPAR

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Câmara Floripa
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro