Close Menu

Busque por Palavra Chave

Chapecó fomenta o empreendedorismo e o fortalecimento de pequenos negócios

Prefeitura de Chapecó Administração Municipal busca iniciativas de incentivo aos pequenos negócios locais, em parceria com o Sebrae/SC Administração Municipal busca iniciativas de incentivo aos pequenos negócios locais, em parceria com o Sebrae/SC

Chapecó está de portas abertas para novos negócios e deseja um ambiente propício para o crescimento das atividades econômicas. Com o propósito de fomentar ainda mais o desenvolvimento da cidade polo do grande oeste catarinense, a Administração Municipal de Chapecó tem implementado várias medidas de incentivo aos pequenos negócios locais. Exemplo disso é a parceria com o Sebrae/SC para execução do Programa Cidade Empreendedora que auxilia na implementação de políticas públicas e ações estratégicas para o progresso da cidade, a fim de gerar emprego, renda e oportunidades de negócio.

Até dezembro de 2022 serão desenvolvidas verticais estratégicas definidas pelo Poder Público nas áreas da educação empreendedora, agricultura familiar, turismo, inovação na gestão pública, adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Curso de Capacitação para Secretários e Gestores Municipais e fomento ao empreendedorismo.

A oficina Empreendedorismo Digital e Profissionais do Futuro tem como objetivo abordar as possibilidades de atuação, tanto pessoal como profissional, no contexto da atual sociedade digital. Também contribui para identificar novas profissões, que surgem para atender às demandas de empregabilidade do presente e do futuro. A oficina tem quatro horas de duração e é voltada para alunos do 7º, 8º e 9º ano.

A solução Elo prevê o desenvolvimento e a implantação de programa de qualificação de fornecedores, gestores e operadores da alimentação do mercado institucional, o que permite identificar e qualificar agricultores familiares com potencial de atendimento da demanda local de compradores de alimentos, garantindo um fluxo de produção de alimentos. Para apoio é disponibilizada ferramenta informatizada de conexão direta dos compradores públicos com agricultores familiares, bem como dotada de mecanismos de controle e monitoramento da eficiência dos processos de elaboração de cardápios, aquisição de alimentos, inspeção de recebimento, preparo de alimentos e gestão de resíduos.

Para o Desenvolvimento e Promoção do Turismo são realizadas consultorias para desenvolver e promover o setor, além de garantir a implementação de ações alinhadas ao Plano Nacional de Turismo. “Chapecó já é reconhecida por lei estadual como a Capital Catarinense dos Eventos de Negócios. Tem uma boa infraestrutura hoteleira, gastronomia e serviços. Mas, tem muito potencial para avançar no turismo. Por isso, a parceria com o Sebrae é importante, para que possamos impulsionar este setor tanto para as pessoas que vem para cá a negócios como também para a população da região e até do Mercosul, que podem incluir Chapecó num roteiro de visitas”, comenta o prefeito João Rodrigues.

O Bright Cities + Pegem é uma solução de inovação para a gestão pública. Baseada no conceito de cocriação e focada no aperfeiçoamento da gestão e das políticas públicas, a metodologia utiliza técnicas que induz o gestor na identificação de desafios coletivos, elaboração de estratégias e implementação de OKRs (Objectives and Key Results) norteadores de projetos orientados para resultados.

Na Adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estão previstas três etapas: diagnóstico e análise crítica; medidas de adequação e auditoria das medidas de adequação. A Aceleradora de MEI (on-line) é um programa de capacitação organizado em três fases, chamadas de saltos, que abordam: o Eu como Empreendedor, o Meu Negócio e o Crescimento. Também foi escolhido o Curso de Capacitação para Secretários e Gestores Municipais e horas de consultoria para elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (Pedem).


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro