Por Vitória Schettini
Nesta semana, Xaxim recebeu uma boa notícia em relação à cultura municipal. O produtor e ativista cultural xaxinense Tiago "Xenna" Gheno foi selecionado no Prêmio Elisabete Anderle, fomentado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Em 2021, o Prêmio teve o valor de R$ 5,6 milhões, que estão sendo distribuídos a 215 projetos divididos em três editais: Patrimônio e Paisagem Cultural, Artes e Artes Populares.
O projeto vencedor será para realizar uma obra audiovisual para a ONG Salva, contando a história dos multirões, eventos culturais e debates políticos do Botafogo. O espaço público vai ganhar um documentário sobre a trajetória da Salva revitalizando, dando vida ao local e a retirada da associação. A expectativa é que o Documentário Botafogo Vivo seja lançado no segundo semestre de 2022.
APOIO
Junto ao produtor Xenna, estarão na obra o diretor Joelmir Zanette, o diretor de fotografia Rodrigo Scandolara, Fernando Nicknich Trilha e Lilian Fontanari na produção executiva. Já Gianfrancesco Negri e João Orso também participam como diretores da Salva, auxiliando na produção do filme.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro