Close Menu

Busque por Palavra Chave

FestFolk: a oportunidade de conhecer mais do Brasil e do mundo estando em Blumenau

Inscrições para o 14º Festival de Danças Folclóricas devem ser feitas até 10 de janeiro no site www.inarti.org.br
Por: LÊ NOTÍCIAS
02/12/2021 13:04
Divulgação Diversidade cultural brasileira é a grande marca do Festfolk, que acontecerá em Blumenau Diversidade cultural brasileira é a grande marca do Festfolk, que acontecerá em Blumenau

O 14º. Festival de Danças Folclóricas de Blumenau, que acontecerá entre os dias 21 e 24 de abril de 2022, no palco da Vila Germânica, reunirá novamente variadas manifestações do folclore brasileiro demonstrando a rica diversidade cultural do nosso País.

São esperados grupos de diversas cidades do estado de Santa Catarina, que caracteriza-se pelas fortes influências das culturas alemã e italiana, além de representantes de outros estados brasileiros que trarão registros da arte mais pura dos povos e etnias que compõem a cultura folclórica brasileira”, de acordo com a professora Maria Teresinha Heimann, presidente do Instituto de Artes Integradas de Blumenau, entidade responsável pela coordenação do evento, que volta a ser realizado em parceria com a secretaria municipal de Cultura e Relações Institucionais.

Ao confirmar o retorno do festival ao calendário de eventos da cidade, o prefeito Mário Hildebrandt afirmou: “Nossa história enquanto cidade está diretamente ligada à cultura, e trazer o FestFolk de volta é valorizar ainda essa característica”. Disse, ainda, que “a data foi escolhida para que aproveitemos também o período da Páscoa em Blumenau, que será muito bonita e já está sendo planejada, unindo a cultura e o turismo”.

Ao divulgar o renascimento do Festfolk, o secretário de Cultura Rodrigo Ramos afirmou: “Será um desafio enorme e vamos precisar da ajuda de parceiros e dos grupos folclóricos de todo o país”.

Teresinha Heimann lembra que “durante alguns anos o festival não se fez presente no calendário de eventos da cidade apenas pela falta de recursos para a sua realização”. Ressalta que “o Festfolk é o encontro da nossa brasilidade, da valorização da cultura e da identidade de nosso país. É conhecido como evento que abraça a família e grupos dos mais diferentes pontos do País, transformando-se num emocionante reencontro com um Brasil de muitos sons, muitas cores, muitas crenças e surpreendentes formas de expressão coreográficas. Representa um imenso painel das etnias espalhadas por esta terra chamada Brasil”.

Ela pede, ainda, que grupos folclóricos, secretarias de Cultura e prefeituras de todo o país se mobilizem para enriquecer o evento que será gratuito e oferecido em diversos espaços como praças, entidades, e no espaço oficial do parque da Vila Germânica, para um público estimado em 6.000 pessoas, reforçando que os detalhes sobre inscrições e participações dos grupos podem ser obtidas no site do Inarti: www.inarti.org.br .


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Câmara Floripa
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro