Close Menu

Busque por Palavra Chave

Jaraguá do Sul é uma das cinco cidades no país a integrar a rede 5G

Por: LÊ NOTÍCIAS
22/12/2021 10:24
Prefeitura de Jaraguá do Sul Lançamento do projeto Conecta 5G ocorreu na quinta-feira (16), em Natal (RN) Lançamento do projeto Conecta 5G ocorreu na quinta-feira (16), em Natal (RN)

O Ministério das Comunicações e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) firmaram uma parceria para a criação do projeto Conecta 5G, que permitirá a implementação de redes inteligentes de 5G em municípios brasileiros. O lançamento ocorreu na quinta-feira (16), em Natal (RN). A Prefeitura foi representada no evento nacional pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Daniel Gustavo Schmitz de Arruda.

O evento também contou com a presença do ministro das Comunicações, Fábio Faria e do presidente da ABDI, Igor Calvet e Luís Hufenüssler Leigue, presidente da ACIJS. Jaraguá do Sul mais uma vez sai na frente e é uma das cinco primeiras cidades do país e a primeira de Santa Catarina a integrar a rede nacional de 5G. O presidente do Comitê Inova, Gustavo Pacher, avalia de forma bastante positiva este momento para o município. De acordo com ele, somado a outros movimentos que vêm ocorrendo em Jaraguá do Sul de forma integrada, vai gerar ainda mais desenvolvimento econômico e social.

“É uma grande conquista e demostra o potencial inovador de toda a comunidade e todo o trabalho que vem sendo feito pela iniciativa privada e poder público que resultaram neste grande avanço”. Pacher explica que a disponibilidade de internet 5G representa tecnologia de ponta e uma maior agilidade na comunicação e trânsito de dados e isso acaba por atrair novos investimentos para a cidade. No mês de julho o presidente da ABDI, Igor Calvet, esteve em Jaraguá do Sul, naquele mesmo mês foi instituído e regulamentado o SandBox, que contribuiu de maneira determinante para o deferimento do 5G.

O prefeito Antídio Lunelli também ressalta o pioneirismo de Jaraguá do Sul em mais esta conquista. “Isso é resultado de um trabalho conjunto do poder público com nossas entidades. A inovação abre muitas oportunidades e quem sair na frente conseguirá aproveitar melhor. Para chegar a esse anúncio da instalação da rede de 5G percorremos todo um caminho anteriormente. Mudamos leis existentes, criamos novas, investimos em infraestrutura e formamos um Comitê, o Inova Jaraguá, só para buscar consolidar esse tipo de política pública em parceria com a iniciativa privada”.

Lunelli lembra que um dos focos da Administração é o incentivo à tecnologia e inovação como forma de disseminar a cultura empreendedora em suas mais diversas áreas de atuação. Há um esforço conjunto para que Jaraguá do Sul alcance o conceito de cidade inteligente com o objetivo de melhorar ainda mais os indicadores de qualidade de vida da população, por meio de serviços públicos com mais eficiência e um ambiente favorável para o crescimento da cidade com sustentabilidade econômica, social e ambiental. “A transformação digital de Jaraguá do Sul avança constantemente”, pontua.

TECNOLOGIA CONECTA 5G
A quinta geração das redes móveis (5G) trará muitos benefícios para a população e empresas, como conexões 100 vezes mais rápidas que o 4G, comunicações sem atrasos e novos serviços de cidades inteligentes. A tecnologia transforma as lâmpadas de iluminação pública em antenas de celular que espalham como Wi-fi o sinal do 5G. Além disso, com a integração das antenas 5G às luminárias inteligentes, as cidades poderão criar sua própria infraestrutura de redes 5G e ainda oferecer conectividade rápida para a população.

A vantagem é que a gestão da iluminação pública é municipal e as prefeituras dispõem de recursos para adquirir novas luminárias (inclusive inteligentes). As redes de quinta geração são apontadas como uma infraestrutura com potencial de revolução, tanto para a indústria 4.0 quanto para o processo de transformação de municípios rumo às Cidades Inteligentes


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro