Close Menu

Busque por Palavra Chave

Saretta lidera proposições na Alesc e faz balanço positivo do mandato

Por: LÊ NOTÍCIAS
24/12/2021 09:58
Agência AL Em 2021, o deputado estadual apresentou 691 proposições divididas nas áreas da saúde, infraestrutura, educação, segurança pública e agricultura Em 2021, o deputado estadual apresentou 691 proposições divididas nas áreas da saúde, infraestrutura, educação, segurança pública e agricultura

As questões relacionadas à saúde seguem com um grande destaque no trabalho realizado pelo deputado Neodi Saretta, já que o parlamentar é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. No entanto, todas as áreas complementaram o trabalho do deputado que mais uma vez é líder em proposições no parlamento catarinense.

Em 2021, Saretta apresentou 691 proposições divididas nas áreas da saúde, infraestrutura, educação, segurança pública e agricultura. “Tenho reafirmado minha defesa nas questões relacionadas à saúde, mas precisamos dar atenção em todas as áreas, já que cada uma é um complemento do nosso estado”, disse o deputado.

Como presidente da Comissão de Saúde, uma das mais importantes da Alesc, articulou diversas reuniões, debates e audiências públicas tratando das mais diversas questões relacionadas à saúde, ao combate e enfrentamento da pandemia. Sendo 2021 o ano da vacinação contra a Covid-19, o papel desempenhado por Saretta foi fundamental para a vinda de mais vacinas e ampliação de grupos prioritários. O deputado, autor da Lei que autorizou o Estado a adquirir a vacina diretamente dos fornecedores, fez constantes apelos para a população se vacinar, assim como a ampliação de horários e postos de imunização. Passado o período mais crítico da pandemia, ele avalia que a vacina foi fundamental para reduzir contaminações, internações e mortes. “Vendo este cenário, onde cada dia há menos pessoas infectadas, poucas internações e quase zeramos o número de óbitos relacionados ao coronavírus, não resta dúvidas de que a vacina foi a grande responsável por este feito. Por isso reafirmo o que venho defendendo desde o início: só a vacina é capaz de controlar a pandemia”.

Além deste esforço direcionado ao controle e combate da pandemia, Saretta vem cobrando com frequencia, mais empenho do Estado para desafogar a fila de pessoas que aguardam por cirurgia eletiva. "Hoje a grande questão que precisa ser resolvida é sobre os pacientes que estão em filas de espera para cirurgias eletivas. Há mais de 100 mil pessoas aguardando e essa fila precisa andar, já que há recursos, inclusive o de minha emenda, que no ano passado garantiu R$ 65 milhões para os procedimentos”.

A área da saúde também teve boas notícias, já que o movimento feito por Saretta garantiu ao Hospital São Francisco de Concórdia, a autorização para a aplicação do medicamento Spinraza, utilizado para o tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME).

RODOVIAS

Outro tema que nunca sai da pauta do deputado é a respeito da manutenção das rodovias. Em 2021 foram mais de 80 pedidos de recuperação de estradas estaduais e federais em todas as regiões do estado, entre elas a revitalização da SC-283 que liga Concórdia a Mondaí. Entre os apelos está o início efetivo das obras, principalmente do trecho entre Concórdia e Chapecó, o mais crítico da rodovia. “Estamos vendo anunciarem uma série de investimentos há muito tempo esperados, em grandes atos nas regiões, mas que, efetivamente, não estão em andamento, pois as obras não iniciam”, criticou o deputado, autor da emenda ao Plano Plurianual, abraçada pelos parlamentares da Bancada do Oeste, que garantiu a destinação de R$ 220 milhões para a revitalização da SC-283.

EDUCAÇÃO

Já na área da educação foram mais de 50 proposições reivindicando a manutenção e melhorias nas escolas estaduais, e também a construção de ginásios, quadras esportivas, banheiros e ampliação de salas de aula. Sobre a reposição salarial dos professores, Saretta foi favorável à proposta defendida pela categoria. “Educação de qualidade também se constrói com remuneração condizente, por isso vou continuar lutando por melhores salários e condições de trabalho na área da educação”.

AGRICULTURA

Sobre o trabalho feito na área da agricultura, Saretta articulou a liberação de recursos, assim como a aquisição de equipamentos agrícolas para atender a demanda de 57 municípios. Além disso, cobrou a criação e liberação de linhas de credito para apoio dos agricultores atingidos pela seca e cigarrinha do milho. Da Celesc, ele reivindicou aumento da capacidade das linhas de transmissão e projetos de apoio aos agricultores atingidos pelas constantes quedas de energia.

SEGURANÇA PÚBLICA

A segurança pública também faz parte das ações do deputado, que desde 2011 tem cobrado o aumento do efetivo das polícias para atender demanda dos municípios, assim como melhorias na estrutura física e aquisição de voas viaturas. A convocação de auxiliares de medicina legal e abertura de novo concurso público também vem sendo abordada por Saretta que tem cobrado mais profissionais para suprir a necessidade do IGP em diversas cidades.

Na sua avaliação, 2021 foi um ano de bastante intenso, de muito esforço conjunto de todos. Para ele, o trabalho do parlamentar é dentro e fora da Alesc, mesmo que em muitas vezes tenha sido de forma virtual, ouvindo as pessoas, acolhendo as demandas, e cobrando dos governos Estadual e Federal ações de melhorias nas mais diversas áreas. "Trabalhamos bastante neste ano de 2021, assim como tem sido em outros anos. No entanto, mesmo nesses tempos difíceis, precisamos celebrar a vida. Neste ano que já está chegando ao fim, quero agradecer a cada um pela sua luta particular e, também, pelo trabalho e apoio. Não é uma caminhada fácil, mas não podemos perder a esperança de dias melhores", concluiu.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro