O 14° Festfolk, Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau está espalhando a cultura alegre e plural do nosso folclore por todos os cantos da cidade, apresentando manifestações características das diversas etnias que compõem este nosso Brasil.
A abertura do evento, organizado pelo Instituto de Artes Integradas de Blumenau, em parceria com a secretaria de Cultura e Relações Institucionais do Município aconteceu nesta quinta-feira (21/04), e contou com a presença do prefeito Mário Hildebrandt e da vice, Maria Regina Soar.
Após as solenidades de praxe, o palco da Vila Germânica começou a ganhar sons e cores capazes de nos transportar de Pernambuco à Alemanha e da Itália a Minas Gerais em poucos minutos. No decorrer das apresentações, as coreografias e os diferentes ritmos fizeram a plateia viajar pelo planeta sem precisar sair das cadeiras. No palco, revezaram-se ritmos brasileiros, alemães, africanos e italianos, deixando a plateia com água na boca e um gosto de quero mais.
O grupo MOA – Movimento Artístico Patrícia Dalchau, de Joinville, abriu o principal da Vila Germânica apresentando danças brasileiras. Na sequência, apresentaram-se o Blumenauer Volkstanzgruppe, com danças do folclore alemão; a Associação Parafolclórica Angelina Blahobrazoff, com danças originárias da Rússia; a Cia. Clube da dança, de Passo Fundo (RS), apresentando danças populares do Brasil e da Argentina; o grupo Valsugana, de Criciúma (SC), com seu repertório italiano e o Grupo de Dança Folcpopular, de Bezerros (PE).
Fechando a noite, apresentaram-se o Grupo de Pesquisas e Projeções Folclóricas Guararás e o Grupo Sarandeiros, ambos de Belo Horizonte (MG).
Quem compareceu à Vila Germânica para acompanhar a abertura oficial não saiu arrependido, pois teve a oportunidade de enxergar a arte popular do Brasil e do mundo como se estivesse contida num colorido caleidoscópio.
Para continuar acompanhando o evento, que vai até o próximo domingo, basta acessar www.inarti.gov.br.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro