Close Menu

Busque por Palavra Chave

AQUI TEM GOVERNO

8º Congresso de Direito Eleitoral já está com as inscrições abertas

Por: LÊ NOTÍCIAS
26/04/2022 08:28 - Atualizado em 26/04/2022 08:30
Bruno Collaço/Agência AL A presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-SC, Claudia Bressan Brincas A presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-SC, Claudia Bressan Brincas

Já estão abertas as inscrições para a oitava edição do Congresso Catarinense de Direito Eleitoral, que ocorrerá entre os dias 18 e 20 de maio, em Florianópolis. O evento, gratuito, é realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB-SC), em parceria com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC-SC).

Conforme a presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-SC, Claudia Bressan Brincas, o objetivo do evento é atualizar os participantes com as novidades previstas na legislação eleitoral. “Estamos em um ano eleitoral e tivemos mudanças na legislação, na Constituição. O congresso terá os maiores especialistas em direito eleitoral para tratar dessas novidades”, afirmou Claudia.

A programação completa do congresso pode ser conferida no site da OAB-SC ou na página da Escola do Legislativo da Alesc. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, foi convidado para a abertura do evento, marcada para o dia 18 de maio, às 19 horas, na sede estadual da OAB-SC.

TEMAS
Fim das coligações nas eleições proporcionais, a criação das federações partidárias e as fake news estão entre os principais temas que serão abordados em nove mesas de debate, formadas por 24 especialistas de todo o país, como advogados e juízes eleitorais do Ceará, Alagoas e Rio Grande do Sul.

O combate às fake news está entre os assuntos que geram mais preocupação entre os organizadores do congresso. “O combate às informações falsas é um dos maiores desafios do direito eleitoral na atualidade. É algo que requer um conjunto de provas bem robusto para ser contestado na Justiça e, na maioria das vezes, o estrago político é maior do que o dano legal”, comenta Claudia.

As mudanças no cálculo dos fundos partidário e eleitoral, visando aumentar a participação de mulheres e negros no processo eleitoral, também serão abordadas no congresso catarinense. “Nosso objetivo, com o congresso, é possibilitar a realização de um pleito eleitoral tranquilo, sem fake news, com campanhas propositivas e menos ataques”, finaliza.

QUEM PODE PARTICIPAR
O 8º Congresso Catarinense de Direito Eleitoral está com inscrições abertas e a participação é gratuita. O evento é voltado para advogados, contadores, assessores políticos, profissionais no marketing, jornalistas, pré-candidatos, juízes e promotores eleitorais, mas qualquer pessoa interessada no tema pode participar.

As inscrições podem ser feitas no site da Escola do Legislativo da Alesc.


Outras Notícias
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro