A publicação de um estudo que apontou a BR-163 no Extremo-Oeste de Santa Catarina como o pior trecho de rodovia do país repercutiu na Assembleia Legislativa, durante a sessão plenária na manhã desta terça-feira (26).
O estudo foi divulgado na semana passada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). O pior trecho de rodovia do Brasil abrange os 59 quilômetros que separa os municípios de São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. A BR-163 nesse local é considerado péssimo em todos os três grupos de características analisados pela pesquisa. O primeiro foi as condições de pavimentação; o segundo tratou da sinalização, como estado das faixas e legibilidade das placas; e o terceiro analisou se a rodovia tem espaço apropriado que permite ultrapassagens e dá visibilidade aos motoristas nas curvas.
O deputado Valdir Cobalchini (MDB) começou o seu pronunciamento dizendo que estava visitando os municípios do Extremo-Oeste no mesmo dia em que o estudo foi divulgado. “Eu passei pela BR-163 algumas vezes durante a visita. Imagina à noite e com chuva, como aconteceu em alguns momentos. Ainda bem que só furou um pneu, mas poderia ter sido muito pior. Não tem como a gente se calar diante dessa situação”, alertou.
“Nos deparamos com a informação de que Santa Catarina tem a pior rodovia pavimentada do Brasil, ao mesmo tempo em que estamos ouvindo as notícias dizerem que Santa Catarina vai ser a terceira economia do país. A nossa parte como catarinenses nós estamos fazendo, que é ajudar o governo federal a conquistar a maior arrecadação de impostos dos últimos 30 anos. Em contrapartida, recebemos o título de piores rodovias, com 70% delas em mau estado de conservação. Isso é um abandono do governo federal”, protestou o deputado Fabiano da Luz (PT).
O deputado Milton Hobus (PSD) lembrou também da situação precária da BR-470. “Só esse ano, quatro carretas tombaram na curva da morte, em Ibirama. Neste final de semana, tombou em cima de um carro, matando o motorista. Nem a ação preventiva é feita. Não foi colocada uma placa, um redutor de velocidade, não foi feita nenhuma sinalização de perigo. É um descaso total”.
Também se pronunciou sobre o assunto o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB). “Podemos dizer que Santa Catarina é um dos estados mais atrasados do Brasil na questão da infraestrutura. Somado a isso, o problema grave das ferrovias. Poderíamos ter uma ferrovia de Araquari até Içara, com 245 quilômetros, projeto pago em 2009 e, desde lá, não temos um centímetro dessa planta entregue para o governo federal. Tem coisas que realmente travam o progresso”, concluiu.
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