Close Menu

Busque por Palavra Chave

Geovania de Sá dá parecer de aprovação para tornar crime privar idosos de medicamentos

Alexssandro Loyola Ministério Público terá competência de investigar assistência farmacêutica se privação ocorrer e Comissão aprovou o relatório da parlamentar por unanimidade Ministério Público terá competência de investigar assistência farmacêutica se privação ocorrer e Comissão aprovou o relatório da parlamentar por unanimidade

A deputada federal Geovania de Sá apresentou o relatório do Projeto de Lei (PL) 6074/2009, originário do Senado Federal (PLS 362/2005), que altera a Lei do Estatuto do Idoso para conferir ao Ministério Público atribuições quanto à proteção e defesa da saúde do idoso, bem como criminalizar a conduta que especifica. Geovania, que foi designada como relatora na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso), deu parecer pela aprovação da proposta, acatado por unanimidade.

“Entendo que o projeto de lei é bastante correto e vai ao encontro das necessidades da pessoa idosa em relação à saúde. É preciso ressaltar que a população idosa é um dos segmentos da sociedade que mais dependem da assistência farmacêutica, em razão do impacto contínuo de doenças crônicas e de trabalhos desgastantes ao longo dos anos”, explicou a parlamentar.

A proposta inclui a privação de medicamentos dentre as condutas do crime de “expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso”, que tem como pena a detenção de dois meses a um ano e multa. Além disso, dá atribuição ao Ministério Público para instaurar inquérito civil e ação civil pública em relação à assistência farmacêutica ao idoso.

“Penso que haverá maiores garantias de que não faltarão os medicamentos necessários a essa população. As alterações visam dar mais credibilidade às normas que já estabelecem o direito ao acesso às ações de saúde relacionadas à assistência farmacêutica, mas que nem sempre são devidamente observadas, por isso, voto pela aprovação”, ressaltou a deputada federal. O parecer foi apresentado a Cidoso para discussão entre os integrantes do grupo, que aprovaram a relatoria por unanimidade. Agora, a proposta irá para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), antes de ir para o plenário.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro