Close Menu

Busque por Palavra Chave

Semana do MEI em Joinville tem força-tarefa para orientar e formalizar empreendedores

Prefeitura de Joinville Evento consiste em palestras, consultoria e capacitações para impulsionar os negócios Evento consiste em palestras, consultoria e capacitações para impulsionar os negócios

Até o dia do 30/4, Joinville contabilizava 55.531 microempreendedores individuais. Só neste ano, um aumento de 3,2 mil, comparado com o fim do ano passado. Até sexta-feira (20), é realizada a Semana do Microempreendedor Individual (MEI), com uma força-tarefa para formalizar, orientar e regularizar pequenos empreendedores. O evento é organizado pelo Sebrae e tem apoio da Prefeitura de Joinville.

São palestras, consultoria e capacitações para impulsionar os negócios. Duas frentes de ações foram montadas: uma tenda na Praça Nereu Ramos para atender os empreendedores e uma grade de palestras gratuitas diárias no O Farol (rua Max Colin, 550, América).

“As pessoas conseguem se formalizar na hora, também podem tirar dúvidas, receber orientações específicas de como funciona o programa, as guias e os impostos. O objetivo da parte das palestras é aumentar o conhecimento desses empreendedores sobre como é ter uma empresa, como é ser dono do próprio negócio. Pelo Espaço do Empreendedor, a Prefeitura já fornece esses serviços no dia a dia, mas essa semana a ideia é fazer em um volume maior”, explica Fernando Bade, diretor executivo da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Joinville.

PALESTRAS GRATUITAS

As palestras são no O Farol, sempre às 14h. Todas são gratuitas, mas é preciso realizar inscrição antecipadamente no link ou na tenda da praça.

Nesta terça-feira (17/5), o consultor Lorival Pasquali falou sobre finanças. A chef de cozinha Elaine ouvia atentamente as orientações.

“Eu vim porque sou MEI e tenho muitas dúvidas em relação a finanças, controle e questões relacionadas a notas fiscais. Está sendo muito interessante. Na quinta-feira vou voltar para a palestra de empreendedorismo”, conta Elaine Sales Braga, que montou seu primeiro negócio há dez meses, uma confeitaria de doces e salgados a pronta entrega e por encomendas.

Na quarta-feira (18/5), o tema da palestra é “Plano de negócios”, e na quinta-feira é “MEI na prática”. Encerrando a semana de capacitações, na sexta-feira, será abordado o empreendedorismo.

“Tudo para fomentar o crescimento econômico de Joinville através, primeiramente da formalização desses empreendedores. Queremos que eles se qualifiquem, gerem negócios, fomentando vendas maiores, aumentando comercialização e circulação de mercadorias, além do faturamento”, explica William Escher, gerente de Economia, responsável pelo Espaço do Empreendedor de Joinville.

ATENDIMENTO SEM HORA MARCADA

A tenda de atendimento montada na Praça Nereu Ramos vai funcionar até a próxima sexta-feira (20), das 9h às 19h. O atendimento é com senha, por ordem de chegada.

No local, o empreendedor pode tratar de serviços como formalização do MEI, emissão e parcelamento de Guia DAS, Declaração Anual de Faturamento, atualização de atividades e cadastrais, baixa do MEI e orientações sobre crédito e nota fiscal do MEI.

Foram realizados cerca de 120 atendimentos por dia na segunda e na terça-feira na tenda. Para a formalização do MEI, os consultores orientam o empreendedor a levar a senha da conta gov.br, necessária para os processos.

“Tanto a tenda quanto o Espaço do Empreendedor estão treinados e orientados para auxiliar na declaração anual cujo prazo final é 30 de junho. Depois disso, o empreendedor recebe multa por declaração fora do prazo e corre o risco de perder a MEI por não fazer essa declaração”, orienta William.

O Espaço do Empreendedor está com atendimento focado no auxílio ao MEI essa semana. Fica na rua Dr. João Colin, 2700, América e funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro