Close Menu

Busque por Palavra Chave

Deputados destacam Dia do Meio Ambiente e falam em terra destruída

Por: LÊ NOTÍCIAS
01/06/2022 19:43 - Atualizado em 01/06/2022 19:45
Vicente Schmitt/Agência AL Sessão ordinária da tarde desta quarta-feira (1º) Sessão ordinária da tarde desta quarta-feira (1º)

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no próximo dia 5, ganhou destaque na sessão da tarde desta quarta-feira (1º) da Assembleia Legislativa, com deputados pessimistas e falando em terra destruída pelos homens.

“Dia 5 de junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, um dia extremamente significativo porque traz como tema de debate a terra, um dos quatro elementos cósmicos que são essenciais para que a vida possa acontecer: a mãe terra, o fogo, o ar e a água”, filosofou Padre Pedro Baldissera (PT).

O deputado lembrou que o planeta é um só e esta circunstância impõe desafios aos seres humanos.

“A terra está gemendo, gritando, ela não está mais suportando tantas agressões diariamente cometidas. Da terra tudo tiramos gratuitamente, ela coloca ao nosso alcance o alimento, não só aos seres humanos, mas às espécies, a vida precisa da terra para existir. Somos uma raça a caminho do fim, (com a terra) destruída por nós mesmos, por causa da ganância, do ter e do acumular”, argumentou o parlamentar.

O ex-prefeito de Guaraciaba defendeu o despojamento e a sensibilidade para garantir a sobrevivência humana e citou o exemplo da água.

“Infelizmente estamos bebendo veneno, essa é a verdade, a água que é consumida à luz de centenas de análises que manifestaram resíduos de agrotóxicos. O que será das próximas gerações?”

Osmar Vicentini (UB) concordou com Padre Pedro.

“O deputado é sábio e inteligente, se não olharmos para o ser humano, daqui a pouco estaremos extintos, a ganância está levando tudo. O veneno destrói tudo, a terra está chorando, está produzindo um tapete verde imundo”, declarou o representante de Guabiruba.

QUESTIONAMENTO À DEPUTADA

Jessé Lopes (PL) questionou a deputada Ada de Luca (MDB) pela defesa que fez das pessoas LGBTQIA durante audiência pública e das críticas dirigidas ao fundamentalismo religioso.

“Quero saber se a Ada de Luca vai ter coragem de ir lá na Igreja pedir voto. Uma sugestão, ela é muito a favor da inclusão, contrate um travesti bem grandão e coloque na recepção do gabinete dela”, declarou Jessé, que revelou não ter preconceito contra os homossexuais, mas afirmou discordar das pautas como ideologia de gênero e linguagem neutra.

O ATÉ BREVE DE ADRIANO PEREIRA

Adriano Pereira (PT), que assumiu o lugar da deputada Luciane Carminatti (PT) por 60 dias, agradeceu o gesto do Partido dos Trabalhadores e da representante de Chapecó.

“O tempo é breve, quero agradecer os colegas do PT e todos os demais que a gente teve contato, o principal motivo de estar na vida pública é darmos o nosso melhor, trabalhar diuturnamente para o bem das pessoas”, avaliou Adriano, que destacou os votos que proferiu no Plenário e o conhecimento do Legislativo que acumulou nesse período.

O parlamentar destacou o repasse de R$ 1 milhão para pavimentação de importante rua de Blumenau, além das reivindicações que fez de mais leitos de UTI para o Hospital Santo Antonio, além de visitas à escolas, municípios e o diálogo com prefeitos e vereadores.

Adriano ainda sugeriu aos deputados Neodi Saretta (PT) e Fabiano da Luz (PT) que sigam o exemplo de Carminatti e Padre Pedro, criando oportunidades para os suplentes. Ao final, Adriano acenou para um possível retorno em 2023 com um “até breve”.

Ivan Naatz (PL), Osmar Vicentini (UB) e Ricardo Alba (UB) exaltaram o desempenho de Adriano no Plenário Osni Régis.

“A passagem de Vossa Excelência foi importante, fez a defesa da nossa região”, avaliou Naatz.

“Queria te elogiar por todo o teu trabalho”, falou Vicentini.

“Fomos vereadores em Blumenau, divergimos muito e crescemos muito nessas divergências e como é bom ter cada vez mais vozes de Blumenau e do Vale do Itajaí”, afirmou Alba.

SAÚDE REPRODUTIVA
Osmar Vicentini noticiou indicação que fez à Secretaria de Estado da Saúde (SES) com o objetivo de criar um programa de saúde reprodutiva.

“Solicitei ao governador e ao secretário de Saúde a criação de um programa sobre a saúde reprodutiva, para produzir um canal para as pessoas conhecerem que tem direito. Casais que não podem ter filhos têm direito de fazer um tratamento”, advogou Vicentini.

PROJETOS APROVADOS
Dois projetos de lei (PL) do Poder Executivo, que tratam de imóveis, foram aprovados na sessão da tarde desta quarta.

O PL 106/2022 autoriza concessão de uso de imóvel em Florianópolis, enquanto o PL 115/2022 autoriza a doação de imóvel e Guarujá do Sul. As duas propostas passarão pela votação da Redação Final e seguem para sanção do governador.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro