Close Menu

Busque por Palavra Chave

Plenário da Alesc aprova projetos sobre 5G e certidões negativas de débito

Por: LÊ NOTÍCIAS
08/06/2022 20:13
Bruno Collaço/Agência AL Sessão ordinária desta quarta-feira (08) Sessão ordinária desta quarta-feira (08)

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou na sessão desta quarta-feira (08) o projeto de lei (PL) que visa estimular a implantação da tecnologia 5G da telefonia móvel em Santa Catarina. Também foi aprovado o projeto que amplia de 60 para 180 dias o prazo de validade das certidões negativas de débitos estaduais.

O PL 340/2021, do deputado Jair Miotto (União), institui o programa de estímulo à implantação das tecnologias de conectividade móvel no estado. A proposta foi aprovada com o voto contrário do deputado Marcius Machado (PL).

O programa prevê a promoção de um ambiente favorável à economia digital; o debate acerca dos ganhos e impactos advindos da tecnologia 5G; o estímulo à modernização das legislações locais que tratam da implantação da infraestrutura de telecomunicações; a cooperação entre os entes municipais para o alinhamento das legislações e o desenvolvimento de tecnologias.

O autor do PL explicou que os municípios terão um papel importante na implantação do programa. “Nesse projeto salientamos a importância de cada câmara de vereadores fazer a adequação da legislação municipal, já que essa tecnologia não precisa de tanta estrutura, de tanto espaço para funcionar, o impacto é bem menor”, disse.

CERTIDÕES
O PL 344/2020, do deputado Bruno Souza (Novo), amplia de 60 para 180 dias o prazo de validade das certidões negativas de débitos estaduais. O documento é exigido para que pessoas físicas e jurídicas comprovem que estão em dia com o Fisco estadual.

O autor lembrou que o prazo de 180 dias já é praticado pelo governo federal. “É um projeto muito simples, mas que pode ter um benefício significativo para a população de Santa Catarina, principalmente para quem enfrenta a nossa morosa burocracia. O empreendedor terá um prazo maior para poder comprovar sua regularidade”, explicou.

A iniciativa recebeu o apoio do deputado Nilso Berlanda (PL).

OUTROS PROJETOS
Os deputados também aprovaram o PL 455/2021, da deputada Marlene Fengler (PSD), que dá o nome de Paulo Roberto Silveira à rodovia SC-470, entre Modelo e Sul Brasil, no Oeste do estado. O projeto é uma homenagem ao filho do atual prefeito de Modelo, que morreu em um acidente em 2020, aos 32 anos. A votação do projeto foi acompanhada pelo pai do homenageado, Dirceu Silveira.

Foram aprovados, ainda, quatro PLs, todos do Poder Executivo, sobre a doação de imóveis do estado. Os municípios beneficiados são Irani, Rodeio, Criciúma e Águas Mornas.

Todos os PLs aprovados nesta quarta-feira passarão pela votação da Redação Final antes de seguirem para análise do governador.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro