Close Menu

Busque por Palavra Chave

EM PARCERIA COM A FAO

SC lança versão brasileira de campanha de prevenção à Peste Suína Africana

Julio Cavalheiro/Secom A iniciativa com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) é voltada principalmente a pequenos produtores e produtores independentes de todo o país A iniciativa com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) é voltada principalmente a pequenos produtores e produtores independentes de todo o país

Por meio de uma parceira inédita com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Santa Catarina lança a versão brasileira da campanha de prevenção à Peste Suína Africana. Com o título “Seja um Produtor Campeão”, a iniciativa é voltada principalmente a pequenos produtores e produtores independentes de todo o país. A animação foi criada pelo Centro de Emergências para Doenças Animais Transfronteiriças (ECTAD) da FAO e traduzida para o português pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina com o apoio do escritório da FAO no Brasil.


“A FAO reconhece a importância de tornar a informação acessível para todos, especialmente para pequenos produtores rurais, que seriam os mais afetados pela doença (PSA). O vídeo em Português será um valioso recurso para os produtores no Brasil. Nós fizemos os conteúdos do vídeo mais aplicáveis e fáceis de entender, comparando boas e más práticas de biosseguridade. Esperamos que os produtores possam seguir as boas práticas e proteger os rebanhos da PSA. Além disso, o material vai ajudá-los a manter as propriedades ainda mais seguras, não só da PSA, mas da saúde dos animais como um todo”, ressalta o Coordenador Regional de Projetos (RAP) do Centro de Emergências para Doenças Transfronteiriças (ECTAD) da FAO, Yooni Oh (tradução livre da Secretaria de Agricultura).

O representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala, completa ainda que a tradução do vídeo reforça o compromisso da FAO de proteger os países, além de ajudar a controlar a doença, mapear os surtos e implementar planos de prevenção nas áreas que não foram afetadas, em plena coordenação e colaboração com as autoridades nacionais de saúde. “Este conteúdo vem ao encontro da iniciativa promovida pela FAO do manual de `Boas Práticas na Gestão de Emergências em Saúde Animal` (GEMP, em inglês). Com a tradução do vídeo, podemos promover a criação de capacidades nos países para se prepararem frente a uma emergência que afete a saúde animal”.

Maior produtor e exportador nacional de carne suína, Santa Catarina é reconhecido internacionalmente pelo cuidado com a saúde animal e o vídeo será mais uma ferramenta de conscientização de todos os envolvidos com a cadeia produtiva.

“O Governo do Estado de Santa Catarina está muito feliz com a parceria que firmamos com a FAO. O vídeo, ‘Seja um Produtor Campeão’, é um recurso valioso para que possamos evitar a chegada da Peste Suína Africana em nossas propriedades. Queremos agradecer a FAO por compartilhar esse material com vários outros países e em especial o Brasil. Aqui em Santa Catarina seremos pioneiros em multiplicar esse material informativo e assim proteger todo o movimento econômico gerado pela cadeia da suinocultura”, ressalta o secretário estadual da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, Ricardo Miotto.

A versão brasileira do vídeo “Seja um Produtor Campeão” se soma a uma série de ações executadas pela Secretaria da Agricultura e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) para evitar o ingresso da peste suína no estado.

O vírus da PSA não é perigoso para a saúde humana, mas gera um grave impacto social e econômico, especialmente para as exportações de produtos de carne suína, para a renda das famílias rurais, bem como para a segurança alimentar.

SUINOCULTURA CATARINENSE
Voltado para atender os mercados mais exigentes do mundo, a suinocultura é um dos principais motores da economia catarinense.Em 2021, o estado exportou 578,5 mil toneladas de carne suína com destino a 67 países. No último ano, SC ampliou em 19% o faturamento com as vendas internacionais, fechando com US$ 1,4 bilhão em receitas.

PESTE SUÍNA AFRICANA
A peste suína africana (PSA) é uma doença viral sem riscos à saúde humana, mas que pode dizimar criações de suínos. A doença é altamente transmissível, com elevadas taxas de mortalidade e morbidade e considerada pela OIE como uma das mais prejudiciais para o comércio internacional de produtos suínos.

Presente em mais de 50 países, a PSA está se disseminando pelo mundo. Entre os afetados estão República Dominicana e o Haiti – este é o primeiro registro da doença no continente americano desde a década de 80. A última ocorrência no Brasil foi registrada em 1981 e, desde 1984, o país é livre de peste suína africana.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Câmara Floripa
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro