Lê Notícias - Região - Florianópolis tem reconhecimento oficial...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Florianópolis tem reconhecimento oficial da área de indicação de ostras

Prefeitura de Chapecó O selo reconhece a qualidade e diferenciação do cultivo na região, que é a maior produtora do País O selo reconhece a qualidade e diferenciação do cultivo na região, que é a maior produtora do País

Cidades da região da Grande Florianópolis receberam na última segunda-feira (20), o reconhecimento oficial da área geográfica do cultivo das Ostras de Floripa. O documento contribui para o pedido de registro do selo de Indicação Geográfica desse molusco na região.

A partir de uma série de estudos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ficou comprovada a diferenciação genética das populações de ostras cultivadas nas Baías Sul e Norte da Ilha de Santa Catarina, em razão de uma complexa conjunção entre fatores ambientais e técnicas de cultivo, ao longo de mais de 30 anos.

O processo de pedido de Indicação Geográfica (IG) está em fase final, faltando apenas a solicitação do registro ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que ocorrerá durante a Fenaostra deste ano, em outubro. A conquista do selo destaca que as Ostras de Floripa produzidas nessa região delimitada são diferenciadas de outras cultivadas no país e no restante do mundo.

A região da Grande Florianópolis é a maior produtora de ostras do Brasil, representando mais de 90% do abastecimento nacional. Florianópolis detém o título de Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia desde 2014, e possui rotas e vias gastronômicas em diversas regiões da cidade, e algumas delas têm as Ostras de Floripa como principal atrativo.

O registro deste selo ainda impactará de forma positiva na economia e cultura gastronômica da Capital, que já tem o reconhecimento popular da qualidade do produto, mas que terá também essa comprovação oficial.

“A título de comparação, o selo da IG Ostras de Floripa, a exemplo do vinho Champagne, que também possui registro de IG e que portanto, só pode ser produzido na região do mesmo nome, atrai um fluxo considerável de turistas para conhecer a região e provar a bebida, gerando importante divisas para o território", destaca o secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Juliano Richter Pires.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
PALHOÇA
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro