Close Menu

Busque por Palavra Chave

Saretta propõe aumentar acesso de agricultores ao Pronaf

Por: LÊ NOTÍCIAS
27/06/2022 19:16 - Atualizado em 27/06/2022 19:18
Agência AL Deputado estadual solicitou que seja elevado o limite de movimento bruto de notas fiscais comercializadas pelos produtores rurais Deputado estadual solicitou que seja elevado o limite de movimento bruto de notas fiscais comercializadas pelos produtores rurais

O deputado Neodi Saretta encaminhou uma moção ao ministro da Agricultura, Marcos Montes, solicitando para que seja elevado o limite de movimento bruto de notas fiscais comercializadas nos últimos doze meses pelos agricultores.

Saretta pediu também que os valores considerados nas notas de comércio na atividade de bovinocultura de leite e suinocultura independente, não sejam o valor bruto total emitido e, passe a ser considerado o montante de 20% sobre o valor bruto.

O objetivo da alteração é permitir que esses agricultores tenham acesso às linhas de crédito com juros subsidiados, já que para se enquadrar ao Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), o valor bruto comercializado pelo produtor não pode ultrapassar R$ 500 mil em doze meses.

“É importante fazer essa alteração, pois os suinocultores independentes, assim como os produtores de leite, por terem um alto custo de produção, acabam gerando uma renda bruta que ultrapassa o limite de aptidão ao Pronaf. No entanto, há de se avaliar que, com a aquisição dos insumos, a margem de lucro é pequena, o que justifica alteração para que mais agricultores tenham acesso ao crédito”, comentou Saretta.

ESTIAGEM

Saretta também pediu que seja prorrogado para 31 de dezembro de 2022 o desconto nas parcelas do Pronaf concedido aos agricultores familiares atingidos pela estiagem. Hoje, de acordo com o decreto nº 11.029/2022, o desconto é valido só até até 31 de julho.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro