Close Menu

Busque por Palavra Chave

Jovens de Palhoça terão acesso gratuito a cursos de qualificação

Por: LÊ NOTÍCIAS
12/07/2022 20:57
Guto Garrote Acordo foi assinado com o Instituto Proa, que ministra cursos gratuitos e online Acordo foi assinado com o Instituto Proa, que ministra cursos gratuitos e online

A Prefeitura de Palhoça e a Associação Instituto Proa assinaram o Acordo de Cooperação 037/2022, para oferecer cursos de qualificação destinados a jovens de 17 a 22 anos que estão cursando ou concluíram o 3º Ano do Ensino Médio em escola pública e residem em Palhoça. O objetivo da ação é qualificar esses jovens para ampliar as chances de conseguirem o primeiro emprego ou de encontrarem recolocação no mercado de trabalho.

“Eu costumo refletir que a geração de emprego é a melhor ação social que um gestor público pode empreender, porque vai oferecer ao cidadão a oportunidade de ter uma renda e garantir seu sustento. Por isso, estamos sempre atentos a novas ferramentas e parcerias que estimulem a geração de emprego no município, e esse acordo com o Proa chega com esse objetivo”, reflete o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.

As inscrições estão abertas, diretamente no site da instituição, até o dia 26 de julho. Ao todo, o Instituto Proa está ofertando 500 vagas para cidadãos residentes em Santa Catarina.

Os cursos são realizados em formato online, na plataforma Proa, e são totalmente gratuitos. Cada curso tem duração de três meses, com aulas gravadas de 1h30 por dia, somando 7h30 semanais, que devem ser assistidas de segunda a sexta-feira, no horário que o aluno achar mais conveniente. Também está previsto um encontro semanal com tutores, ao vivo, em horários específicos. Os selecionados ganham material didático virtual e certificado de conclusão emitido pelo Proa.

Por meio de aprendizagem ativa, os alunos ingressam em uma jornada sobre os temas: Autoconhecimento (20h), Planejamento de Carreira (20h), Projeto Profissional (20h), Raciocínio Lógico (20h) e Comunicação (20h).

“Eu indico muito o curso, porque ele realmente prepara para o mundo do trabalho. Entre outros temas, aprendemos a desenvolver habilidades socioemocionais. Com certeza, o Proa e toda essa experiência irão me ajudar a conseguir o meu primeiro emprego”, diz Arthur Kirchner da Silva, de 17 anos, morador de Palhoça que está na primeira turma do curso.

O processo de seleção para iniciar o curso inclui duas etapas: primeiro, os jovens são submetidos a um teste básico de Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico; depois, é realizada uma análise comportamental, por meio de áudio enviado no WhatsApp sobre o motivo de interesse no Proa e como as aulas impactarão o futuro do candidato.

“Nossa intenção é manter os jovens trabalhando. Por isso, caso o jovem já tenha assinado a carteira de trabalho, mas esteja em busca de recolocação profissional, também poderá participar do processo seletivo. Ao fim do curso, os alunos estarão aptos a disputar vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego em empresas parceiras do Proa”, informa a secretária de Desenvolvimento Econômico de Palhoça, Anna Paula Heiderscheidt.

Entre os parceiros da iniciativa privada, estão a catarinense BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, e mais de 80 empresas nacionais e internacionais.

O Instituto Proa foi fundado em 2007 por um grupo de empresários que compartilham o sonho de impulsionar jovens com poucas oportunidades a um futuro melhor. O Proa já formou mais de 9.500 pessoas e atua nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

“Participar da Plataforma Proa é uma oportunidade para que o jovem se torne protagonista de sua vida, mediante o aprendizado de conteúdos comportamentais, culturais e técnicos. A partir de uma ampla pesquisa com empresas de Santa Catarina e uma aproximação com o poder público de alguns municípios do estado, entendemos quais são as competências necessárias para que os alunos estejam preparados para atender as reais demandas do mercado”, afirma a catarinense Alini Dal’Magro, CEO do Instituto Proa, que passou a atuar em SC em dezembro de 2021 e desde então tem se dedicado a estreitar laços com cidades catarinenses para que mais jovens sejam beneficiados com o projeto, que promove um desenvolvimento social mais sustentável e solidário.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro