Close Menu

Busque por Palavra Chave

Atendimento pediátrico de São José é referência em SC

Divulgação Município tem como diferencial a presença de pediatras e ginecologistas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Município tem como diferencial a presença de pediatras e ginecologistas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

O atendimento pediátrico de São José é referência em Santa Catarina. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) contam com a presença de um pediatra e ginecologista. O diferencial reflete no índice de mortalidade infantil na região, em 2021 a cada mil nascidos vivos, 8,4 morrem antes de completar um ano de idade, conforme dados levantados pela Secretaria de Saúde de São José.

O município conta também com uma equipe da Diretoria de Vigilância Epidemiológica que realiza as investigações de óbitos de crianças menores de um ano, analisando o cenário hospitalar, domiciliar e ambulatorial. Após isso, os casos são avaliados Comissão Municipal de Análise de Óbitos Maternos, Infantis e Fetais.

São 35 pediatras e 27 ginecologistas distribuídos no município. Em breve, São José contará com mais seis novos pediatras, aponta a Secretaria de Saúde. O cuidado e atenção com a saúde da criança em São José também se estende para o início da vida dos pequenos. O Programa “São José Criança” é uma consequência do investimento que o Poder Executivo faz na área. No período de internação nas Maternidades públicas da Grande Florianópolis todas as mães procedentes de São José e seus respectivos recém-nascidos, recebem a visita de profissionais de enfermagem de nível médio.

O acompanhamento começa antes do nascimento. Durante o pré-natal as gestantes são atendidas por uma equipe de pediatras e ginecologistas. Até junho deste ano foram realizadas 15.850 consultas pediátricas e 12.167 de ginecologia em todas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O incentivo ao aleitamento também é uma Política de Atendimento em São José, desenvolvido nas UBSs de São José pelo Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciam). O local tem o objetivo de esclarecer dúvidas das mulheres sobre o processo de amamentação.

O reconhecimento das crianças como um grupo vulnerável impõe a afirmação de direitos básicos à vida, saúde, educação e proteção. A Secretaria de Saúde ressalta, ainda, que a conquista destes direitos é uma tarefa diária desenvolvida pela área em São José.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro