Close Menu

Busque por Palavra Chave

Empretec Rural de Xaxim auxilia produtores na gestão das propriedades

Sebrae/SC Participaram 16 empreendedores rurais de pequenas propriedades dos municípios próximos Participaram 16 empreendedores rurais de pequenas propriedades dos municípios próximos

Nova visão do negócio, identificação de oportunidades, compreensão da importância de manter os controles e de estabelecer metas são algumas das contribuições relatadas pelos participantes do Empretec Rural em Xaxim, no Oeste catarinense.

Dezesseis empreendedores rurais de pequenas propriedades dos municípios próximos participaram, na última semana, do Seminário voltado a aprimorar as características pessoais empreendedoras. O Empretec Rural é realizado pelo Sebrae em parceria com o Sistema Faesc/Senar-SC e o Sescoop/SC. Contou com apoio das Administrações Municipais de Xaxim e Lajeado Grande.

O empreendedor rural de Cordilheira Alta, Gilmar Luís Gabriel, trabalha em sua propriedade na Linha Ipiranga com suínos, aves e gado de leite. Durante a imersão ele aprendeu muito sobre como empreender, quais suas características de empreendedor, os pontos fortes e os que precisa melhorar. “Tive uma nova visão de negócio, pude identificar as atividades nas quais devo investir e naquelas em que o resultado tem sido negativo, e como analisar as medidas de risco antes de tomar uma decisão. Tudo isso ficará marcado para mim”, comentou.

Gabriel agradeceu aos facilitadores e as entidades promotoras pela oportunidade. “Foi um excelente Seminário, que superou minhas expectativas. A partir de agora minha propriedade não será mais a mesma. Controlaremos tudo o que está ao meu alcance, desde funcionários até o desenvolvimento das atividades”, explicou.

Raceli Rotava é técnica de enfermagem, mas sua família decidiu largar a vida urbana em setembro de 2010. Eles compraram uma propriedade rural, na linha Ervalzinho, interior de Xaxim, que tem como principal atividade a suinocultura. Quando ela se inscreveu para o Empretec Rural esperava aprimorar alguns conhecimentos, sabia que seria desafiador, mas tinha certeza que estava fazendo a escolha certa.

“Ao iniciar o Seminário encontrei algumas dificuldades, mas todas foram facilmente supridas com auxílio dos facilitadores. Aprendi muito e com certeza levarei cada ensinamento para a vida. O Empretec Rural ensinou que sou capaz de ir muito além do que penso. Cada dia do Seminário era um novo desafio e uma oportunidade de crescimento pessoal. Posso afirmar com toda certeza que após essa vivência sou outra pessoa, com mais objetivos, com sonhos possíveis de serem realizados e com muito mais conhecimento e isso ninguém pode me tirar”, analisa Raceli.

A empreendedora também relata que a dedicação e o comprometimento dos facilitadores Joacir Ademar Gonçalves (SC) e Francisco Junior (MS) ficarão marcados em sua memória. “Nossa turma foi muito participativa e eles souberam conduzir com excelência”, agradece em nome de todos os Empretecos e estende a gratidão para todos os envolvidos na organização do Empretec Rural.

“Tivemos uma oportunidade única em nossa vida e foi uma experiência sobrenatural. No encerramento falei que não foram seis dias de imersão, mas sim 12 dias, porque vivemos intensamente tudo, dentro e fora do Seminário. Ao ganhar o certificado do livro dos selos a emoção tomou conta de mim. Lembro de ter sentido isso apenas no nascimento dos meus filhos, por isso minha gratidão será eterna”, finaliza Raceli.

CONHEÇA O EMPRETEC

O Empretec é o maior seminário de empreendedorismo do mundo, com a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU), realizado no Brasil pelo Sebrae há mais de 25 anos. O gerente regional do Sebrae/SC no Oeste, Udo Martin Trennepohl, destacou que com realização conjunta do Sebrae/SC, Sistema Faesc/Senar-SC e Sescoop/SC, serão promovidas 50 turmas do Emprete Rural em todo o território catarinense até novembro deste ano, o que beneficiará aproximadamente 1.200 empreendedores rurais.

O secretário de Administração, Fazenda e Desenvolvimento Econômico de Xaxim, Alberto Antonio Grasel, agradeceu a parceria com o Sebrae/SC, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o Sindicato dos Produtores Rurais e a Cooperalfa que viabilizaram a realização dessa turma no município de Xaxim. “Precisamos despertar cada vez mais nos agricultores essa visão de empreendedor, porque a propriedade rural nada mais é do que uma empresa e precisa ser gerida dessa forma. Vemos uma perspectiva positiva para o crescimento do agronegócio, principalmente, aliado as tecnologias. Esperamos que com a implantação das incubadoras tecnológicas possamos interligar as startups com esse potencial que temos no campo”, analisou.

Para o secretário, o Empretec Rural possibilita ampliar a visão sobre o negócio, o empreendedorismo e a inovação. “Eu sou Empreteco e anos atrás também mudei a forma de ver esses conceitos, principalmente, da importância de estabelecer metas. Isso mudou radicalmente o rumo profissional da minha vida. Por isso, não tenho dúvidas de que o Seminário é um divisor de águas para o desenvolvimento do nosso agronegócio enquanto atividade econômica”, finalizou.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro