Close Menu

Busque por Palavra Chave

Lei de Carmen Zanotto inclui autismo no Censo do IBGE

Por: LÊ NOTÍCIAS
01/08/2022 21:10
Divulgação Carmen Zanotto defendendo o direito dos autistas em 2015 Carmen Zanotto defendendo o direito dos autistas em 2015

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou nesta segunda-feira (1º), a coleta do Censo Demográfico 2022 e este ano, pela primeira vez, por causa da lei da deputada Carmen Zanotto (Lei 18.861/19), o questionário do Instituto inclui perguntas sobre o autismo.

A estimativa é que existam 70 milhões de pessoas no mundo com autismo, sendo 2 milhões delas no Brasil. A partir da coleta de informações, será possível saber quantas pessoas com o transtorno existem no Brasil e a realidade socioeconômica das famílias. O novo questionário pode ser considerado um avanço na inclusão de pessoas com autismo, incluindo familiares.

Autora do projeto (PL 6575/16) que originou a nova lei, a deputada lembra que objetivo da norma é direcionar as políticas públicas para que os recursos sejam corretamente aplicados em prol de quem tem autismo. “Atualmente, só trabalhamos com estimativas nessa área no Brasil. Agora, temos a segurança de que o IBGE vai pesquisar o assunto e, assim, contaremos com dados oficiais”, disse Carmen.

O levantamento deveria ter sido realizado em 2020, mas foi adiado devido à pandemia de Covid-19.

AUTISMO

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) resulta de uma desordem no desenvolvimento cerebral e engloba o autismo e a Síndrome de Asperger, além de outros transtornos, que acarretam modificações na capacidade de comunicação, na interação social e no comportamento.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro